quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015 VAI BENEFICIAR PROJETO REVIVER FEMININO



A Diocese de Mossoró realizou na manhã de ontem, 24, uma coletiva de imprensa para apresentar a Campanha da Fraternidade 2015, que este ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e como lema: “Eu vim para servir”. O encontro foi realizado às 9h, na sede do Projeto Reviver Feminino, que trabalha com mulheres com dependência química.

O bispo Dom Mariano Manzana ressalta que o projeto foi escolhido para receber a coletiva e também para o beneficiado com as doações da Coleta Mundial da Solidariedade. No Domingo de Ramos, será realizada a coleta nas paróquias e o dinheiro arrecadado será todo revertido para a construção de uma padaria no Projeto Reviver.

O bispo ressalta que a campanha deste ano foca no relacionamento entre Igreja e sociedade. “Nem sempre foi fácil. A Igreja já quis mandar em tudo. A sociedade também já quis se intrometer nos assuntos da igreja”, revelou. Ele conta que a intenção da campanha é trabalhar esse relacionamento e colocar a Igreja a serviço da sociedade. O Reviver Feminino, assim como outros projetos da Diocese são exemplos disso.

Outro exemplo dentro da Diocese é o projeto Domingo da Solidariedade. A cada terceiro domingo de cada mês, as paróquias recolhem donativos que são levados para as entidades participantes, são elas: Cáritas Diocesana; Projeto Emaús, São Pedro e São Paulo; Lar da Criança Pobre; Projeto Esperança Padre Guido; Casa de Acolhimento Papa Francisco; Reviver Feminino; Fazenda da Esperança e Abrigo Amantino Câmara. A coleta é forma de rodízio, ou seja, a cada mês uma paróquia arrecada para um desses projetos.

A mesa da coletiva foi composta pelo padre Antônio Carlos, que fez a abertura, Padre Sátiro, Dom Mariano, Ana Maria Duarte, coordenadora da CF em Mossoró e Cláudia Almeida, coordenadora do Projeto Reviver.

O Padre Sátiro lembrou que a CF é realizada desde 1964, pelo Rio Grande do Norte, e hoje atinge todo o Brasil. “Tem sido realmente útil, atendendo o espírito quaresmal, convidando para a Páscoa. Mostra que a igreja está presente na realidade humana”, destacou o sacerdote.

A coordenadora da Campanha, Ana Maria Duarte, informouque já foram realizados os estudos e treinamentos com as equipes que trabalharão a CF nas comunidades. O tema será trabalhado nas paróquias com estudo, debates, seminários, nas celebrações e nas famílias, com visitas nas residências.

Cláudia Almeida, coordenadora do Projeto e da comunidade católica Terço da Sagrada Família, comentou que a escolha do Projeto foi a afirmação de que realmente está sendo feito algo que agrada ao Senhor.

FONTE: JORNAL GAZETA DO OESTE



segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

CATECÚMENOS PARTICIPAM DO RITO DE ELEIÇÃO




No último domingo, os catecúmenos de toda a Paróquia participaram do Rito de Eleição, realizado no primeiro domingo da Quaresma. Durante este tempo forte, os catecúmenos intensificam a preparação para receber os sacramentos da Iniciação Cristã, por meio dos ritos de purificação e iluminação.

Após a homilia, os catecúmenos foram apresentados pelo catequista, que os chamou pelo nome. O padre interrogou os padrinhos e comunidade sobre a vivência cristã dos afilhados e, com o testemunho favorável, os próprios catecúmenos foram interrogados acerca da sua vontade de iniciar-se na fé católica. O Rito da Eleição foi realizado nas missas de diversas comunidades.

Os ritos de iluminação e purificação continuam durante a Quaresma, tempo de extrema importância para os catecúmenos.












domingo, 22 de fevereiro de 2015

PARÓQUIA ABRE CAMPANHA DA FRATERNIDADE COM CAMINHADA E MISSA



A Paróquia de São Manoel abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade 2015 com caminhada seguida de missa, na tarde deste domingo, 22.

A Caminhada saiu da Capela de Nossa Senhora Medianeira até a Matriz de São Manoel, onde aconteceu celebração eucarística presidida pelo Padre Ricardo Rubens.












CATEQUISTAS SE REÚNEM PARA PLANEJAMENTO E FORMAÇÃO


Neste domingo, 22 de fevereiro, aconteceu mais um encontro da pastoral da catequese, na capela de Nossa senhora de Lourdes, no Waltredo Gurgel, para formação e planejamento das atividades mensal. 

O tema desenvolvido foi a Espiritualidade da Semana Santa, com a assessoria da coordenadora paroquial da Pastoral Litúrgica, Sabatta Raquel.





sábado, 21 de fevereiro de 2015

COMUNIDADES DA PARÓQUIA REALIZAM VIA-SACRA


Nesta sexta-feira, 20, as comunidades da Paróquia de São Manoel realizaram a primeira Via-Sacra referente a Campanha da Fraternidade 2015.






PARÓQUIA LANÇA CAMPANHA DA FRATERNIDADE NESTE DOMINGO


A Paróquia de São Manoel lançará a Campanha da Fraternidade 2015 no próximo domingo, 22 de fevereiro. A programação será iniciada às 16h com caminhada, saindo da Capela de Nossa Senhora Medianeira, que seguirá até a matriz onde haverá missa.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda a temática “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e traz o lema “Eu vim para servir (Mc .10,45)”. A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu oficialmente a CF 2015 na quarta-feira de cinzas, 18, em sua sede.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

PAPA FRANCISCO ENVIA MENSAGEM PARA A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015




Por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade 2015, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta Quarta-feira de Cinzas, 18, o papa Francisco enviou mensagem, na qual destaca que o tempo quaresmal é propício para a vivência dos sentimentos de fraternidade e cooperação.

No texto, o papa Francisco fala da importância da contribuição da Igreja no respeito à laicidade do Estado, sem esquecer a autonomia das realidades terrenas, conforme motiva a Doutrina Social, em vista do bem do ser humano. "Cada um deve fazer a sua parte, começando pela minha casa, no meu trabalho, junto das pessoas com que me relaciono. E de modo concreto, é preciso ajudar aqueles que são mais pobres e necessitados", disse Francisco.


Ao final da mensagem, o papa cita, ainda, o lema da CF 2015, "Eu vim para servir", recordando as palavras de Jesus. "Queridos irmãos e irmãs, quando Jesus nos diz 'Eu vim para servir', no ensina aquilo que resume a identidade do cristão: amar servindo. Por isso, faço votos que o caminho quaresmal deste ano, à luz das propostas da Campanha da Fraternidade, predisponha os corações para a vida nova que Cristo nos oferece, e que a força transformadora que brota da sua Ressurreição alcance a todos em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural e fortaleça em cada coração sentimentos de fraternidade e de viva cooperação. A todos e a cada um, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, envio de todo coração a Bênção Apostólica, pedindo que nunca deixem de rezar por mim", disse. 

Confira a mensagem do Papa Francisco na íntegra.



FONTE: CNBB

COMUNIDADES REALIZAM VIA-SACRA SEMANALMENTE DURANTE QUARESMA



Durante o período da Quaresma, as comunidades da Paróquia de São Manoel realizam a Via-Sacra referente a Campanha da Fraternidade 2015, sempre nas sextas.


A Via-Sacra é uma oração que nos recorda e faz refletir sobre o caminho de Cristo até o Calvário, quando Ele demonstrou obediência ao Pai e infinito amor pela humanidade. 

Se informe com os animadores de sua comunidade e participe.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

FIEIS LOTAM A IGREJA MATRIZ NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS



“ Lembre-se que és pó e ao pó vais voltar”

A igreja Matriz de São Manoel ficou lotada nesta quarta-feira. Fieis mostraram sua devoção participando da celebração onde receberam  as cinzas.

A missa foi presidida por Pe. José Janédson que falou sobre o sentindo desse dia tão importante no calendário litúrgico e ressaltou a relevância da Quaresma na caminhada do cristão.

Jejum, caridade e oração são as três práticas que sintetizam a Quaresma. Pe. Janédson convidou ainda o cristão a celebrar bem esse tempo forte, não deixar que passe de qualquer modo, superficialmente.