Blog da Paróquia de São Manoel. Av. Presidente Dutra S/N - Alto São Manoel Tel.: 33212523 - Mossoró/RN - Email: paroquiadesaomanoelmossoro@hotmail.com - Facebook: Manoel Paróquia - Instagram: ManoelParoquia
domingo, 20 de novembro de 2011
ADVENTO: MARANATHÁ! VEM SENHOR JESUS!
Advento significa “vinda”, “chegada”. Está relacionado à chegada de Deus ao mundo e prepara a festa do nascimento de Jesus. Ao mesmo tempo, esta espera recebe traços litúrgicos e de comportamento próprios de uma vigília, a partir do impacto da expectativa das comunidades cristãs relacionadas à nova vinda de Cristo.
É um tempo de espera e vigilância e marca o início do ano litúrgico. Corresponde aos quatro domingos que antecedem o Natal. O advento pode ter de 22 a 28 dias, dependendo do ano e do dia da semana em que cai o 25 de dezembro. A cor do tempo é roxo/lilás e não se canta o glória.
Temos nesta época conteúdos de fé e tradições cristãs que promovem a alegria, causada pelas dádivas de Deus relacionadas ao nascimento de Jesus e pela expectativa de uma ação salvadora plena que ainda vai chegar, neste caso uma antecipação da grande alegria vindoura.
Nas celebrações deste tempo é usado um símbolo muito significativo: a coroa do advento. Ela é, geralmente, ornamentada com ramos verdes e possui quatro velas, que são acessas a cada domingo. A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo salvador e luz do mundo brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem, nossa vigilância de velas acessas. O círculo, formato da coroa, sem começo e sem fim simboliza a eternidade; os ramos sempre verdes são sinais de esperança e da vida nova que Cristo trará e que não passa.
O advento é um tempo apropriado para fomentar a construção da esperança, que transcende os limites das necessidades materiais e imediatas, uma esperança que inclui uma visão de mundo, de tempo e espaço onde é possível a dignidade, a justiça, a paz e o amor, o equilíbrio da vida e da Criação de Deus. Para a construção desta esperança necessário se faz reelaborar e resistir aos apelos do consumo, próprios desta época em que o comercio e outras ações típicas da sociedade de consumo propõe, subvertendo os conteúdos e as tradições criadas em torno do Natal de Deus no mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário