terça-feira, 3 de janeiro de 2012

DOM JOSÉ FREIRE CONTINUA EM ESTADO GRAVE APÓS SOFRER AVC HEMORRÁGICO



Em consequência de uma queda no amanhecer do último sábado, dia 31 de dezembro de 2011, o estado de saúde do bispo emérito Dom José Freire de Oliveira Neto permanece crítico. O sacerdote foi submetido a uma cirurgia às pressas no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) depois de uma hemorragia intracerebral. Em seguida, foi encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Wilson Rosado onde, até o final da tarde de ontem, permanecia em coma profundo e respirando com auxílio de aparelhos.

De acordo com o médico Bernardo Rosado, que acompanhou a evolução do quadro clínico do bispo, a situação de Dom José Freire é crítica, pois "a pressão sofrida pelo crânio foi forte e a idade do missionário é muito elevada", ressalta o profissional. Dom Freire tem 83 anos e é natural da cidade de Apodi. O missionário esteve à frente da Diocese de Santa Luzia durante três décadas, entre os anos de 1984 a 2004.

Nesse período, ele primeiro assumiu como bispo auxiliar de Dom Gentil Diniz Barreto, sendo oficializado no posto em 1984, depois da aposentadoria de Dom Gentil. À frente da Diocese, Dom José Freire se destacou pelo trabalho de reforço à vocação sacerdotal, segundo destaca o atual vigário geral da Diocese, padre Flávio Augusto Forte Melo.

Padre Augusto, inclusive, foi ordenado padre no bispado de Dom José Freire e ressalta que "o trabalho social desenvolvido à frente da Diocese tem uma importância fundamental para Mossoró". Em seu período no comando da paróquia, a renovação da catequese também é um dos pontos fortemente lembrado pelos mais ligados à Igreja.

O missionário se afastou da função de Bispo há oito anos, em 2004, quando o Vaticano o substituiu pelo atual bispo Dom Mariano Manzana. Mesmo aposentado da função, ele continuou na cidade de Mossoró. Dois parentes próximos estão acompanhando o missionário e "toda a Diocese está em constante oração para a melhoria do quadro de Dom José Freire", assegura padre Flávio.

Mesmo assim, o médico Bernardo Rosado, alerta que a idade "de Dom Freire é muito avançada para a intensidade do impacto. É preciso muita fé porque o quadro é, infelizmente, crítico", diz o médico. E é na fé que os religiosos da cidade têm apostado, tanto que o grupo responsável pelo movimento "Terço dos Homens" tem dedicado às rezas a essa causa.

FONTE: JORNAL DE FATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário