sexta-feira, 27 de novembro de 2015

VEM, SENHOR JESUS!



Advento significa “chegada” e é o tempo que abre o Ano Litúrgico. Composto por quatro domingos que antecedem o Natal, o período é de espera, vigilância e preparação para a vinda do Senhor. 


Nos dois primeiros domingos, refletimos sobre o aspecto escatológico e a volta gloriosa de Cristo. Os dois últimos estão diretamente relacionados à preparação para o Natal, o nascimento de Jesus. A cor é roxa e não se canta o Glória.


Um símbolo marca as celebrações deste tempo: a coroa do Advento. Tem formato circular e é ornamentada com folhagens verdes. Sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida. As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. 

No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Recorda-nos a experiência de escuridão do pecado. À medida que se vai aproximando o Natal, vamos, ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas, representando, assim, a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário