sábado, 22 de janeiro de 2011

CF 2011: A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO




“A criação geme em dores de parto” é o lema da Campanha da Fraternidade de 2011, que tem como tema Fraternidade e a Vida no Planeta, anualmente promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) da Igreja Católica Apostólica Romana. A CF quer despertar na sociedade uma leitura bíblica a partir da obra criada por Deus e deseja contribuir para que haja, na sociedade, uma maior conscientização acerca do aquecimento global. Quer, também, provocar debate sobre o papel que cada um exerce no Planeta, contribuindo para as mudanças climáticas que se verificam, atualmente. O objetivo da CF é motivar as pessoas a participarem de debates e ações que possam enfrentar o problema da poluição do Planeta e a preservação das condições favoráveis à sobrevivência e permanência das futuras gerações da terra. A CF 2011 aborda o tema do aquecimento global e das mudanças climáticas a partir da ação criadora e harmoniosa de Deus e da sua Palavra, que cria e recria para deixar ao ser humano um tesouro do qual ele deve cuidar e zelar, mas nunca destruir nem explorar de forma depredatória.

É de suma importância perceber a si mesmo como integrante de uma rede maior de relações de produção e consumo, na qual o consumo não deve ultrapassar a necessidade de cada pessoa. Assim sendo, não haverá acúmulo de bens. A própria necessidade de sobrevivência impõe ininterrupta intervenção sobre o ambiente e daí retirar toda a sua alimentação e bem-estar. Os humanos são seres de combustão. Alimentam-se de outras formas de vida para sua própria manutenção. As intervenções, contudo, podem ser diferentemente moduladas. A "pegada humana" que significa a ação de consumo ou poluição que cada pessoa exerce na terra, tem sobre o ambiente poder de ser mais pesada ou mais leve. Tudo vai depender do modo como cada um de nós está pisando na terra.

Há formas mais predatórias de organizar a vida em sociedade e há outras menos predatórias. No fundo, depende do exercício de sabedoria. Seja sábio e verifique a sua “pegada” ecológica e veja a maneira de reduzi-la para que seja um contribuinte na limpeza do planeta. A discussão é a favor da mudança de mentalidade, mas também de uma educação ambiental. Acima do debate está o comportamento de cada cidadão e isso forma um problema radical para transformar o problema em solução. A CF não dará fruto se não provocar uma consciência de que cada um de nós é parte do problema, que se deve reverter na convicção de que cada um pode pessoalmente dar o seu contributo para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa e de trabalhar para hajam energias limpas.

Para que a CF tenha efeito, são propostas as seguintes ações: Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas que estejam a favor ou que estejam fora de padrões de conservação e redução; Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global de forma científica, de forma que, ao mesmo tempo, possa ser acessível na linguagem a todas as pessoas e que elas sejam envolvidas num processo de transformação; mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário.

Enfim, o maior desafio está na tomada de consciência de que não somos os donos do Planeta nem temos o poder de usurpá-lo desmesuradamente, causando consequências irreversíveis para a geração vigente e também para as futuras gerações. Tudo será melhor quando cada pessoa começar a fazer o mapa da sua própria pegada ecológica.

Pe. Alcimário Pereira de Oliveira - coord. Campanha da Fraternidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário