quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CONCURSO PARA CRIAÇÃO DE HINO OFICIAL



Em 13 de Maio de 2011, nossa Comunidade completará 31 anos de caminhada, e será elevada à condição de Paróquia. Uma história bonita, marcada pelo testemunho de fé, através da Palavra de Deus e devoção à Nossa Senhora de Fátima, a qual faz gerar a caridade e a fraternidade entre nós.

O canto expressa aquilo que sentimos e queremos transmitir a todas as pessoas. Tendo em vista a convicção de sermos povo alegre, é que estamos lançando o concurso para a composição do hino que deverá abrilhantar este momento novo da nossa comunidade.
Para a composição do hino, algumas regras deverão ser observadas:

Critérios para a composição do Hino
1- O Hino deverá ter uma escrita própria e simples, mas de cunho criativo, que traduza a caminhada da nossa Comunidade nestes 31 anos;
2- É necessário prezar por uma melodia convocatória, alegre, vibrante, balizada por uma linguagem poética. É bom lembrar que o Hino não pode ser uma “paródia”; é preciso que o mesmo tenha uma melodia própria;
3- O Hino precisa ter um caráter vibrante e energizador, com melodia e ritmos fluentes
4- Pode ter alguma forma de rima, embora seja construído a partir de versos livres;
5- A fundamentação do Hino é de cunho pastoral, que leve em consideração o Projeto Diocesano de Evangelização, o qual dá seu enfoque à Palavra de Deus, Missão, Liturgia, Catequese e Caridade.

Características da composição:
1-Ser representativo da Paróquia, tendo em vista que será utilizado nas atividades oficiais da mesma;
2-Difundir as características históricas, geográficas e sócio-cultural-religiosas da Paróquia;
3- Promover os feitos e exaltar a ação pastoral-religiosa da Paróquia;
4-Focar Nossa Senhora de Fátima como Padroeira da Paróquia e o Espírito Santo como fonte inspiradora e fortalecedora das ações da Paróquia.
5- Seja formado por quatro a seis estrofes;
6- É bom que o refrão seja repetido duas vezes;
7- Nas estrofes poderão ser demonstrados os seguintes enfoques:
Nossa Senhora de Fátima, Padroeira da Paróquia; a história da Paróquia em seu contexto geral; logomarca da Paróquia; objetivos da evangelização na Paróquia; perspectivas futuras – sermos discípulos e missionários de Jesus.

Prazo de entrega e resultado final:
1- O Hino deverá ser entregue na secretaria da Paróquia, situada à Av. Abel Coelho, S/N, Abolição II, no horário de 07:00 às 11:00 e 14:00 às 18:00, até o dia 27 de Fevereiro de 2011 (não havendo prorrogação da data);
2- Além da letra, deverá ser entregue a partitura (não é obrigatória) e a melodia do Hino gravada em um cd;
3- Dias 01 e 02 de março haverá a triagem das composições dos hinos e a escolha dos três finalistas por uma comissão julgadora.

Observação: A comissão fará a triagem mediante a análise do material entregue, atribuindo-lhe notas de 5 a 10 nos quesitos:
- conteúdo das letras;
- melodia e ritmo;
- harmonia;
- pesquisa;
- originalidade.

4- Dias 12 e 13 de março os finalistas se apresentarão nas comunidades (logo após a celebração da Missa) e serão submetidos à votação de representantes das Capelas assim distribuídas: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (05 votantes), São Francisco (10 votantes), São Pedro (10 votantes) e Nossa Senhora de Fátima (25 votantes).
Observação: Os votantes serão escolhidos entre os presentes na assembléia.
Disposições finais
1- Ficam automática e definitivamente cedidos à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima – Mossoró/RN, os direitos de registro, reprodução e execução pública do hino vencedor.
2- O compositor do hino vencedor não poderá requerer nenhum direito de ordem econômico financeira por parte da Paróquia. Esta considera o trabalho do compositor como doação à Paróquia.
3- Aos três finalistas serão concedidos troféus de reconhecimento e ao finalista, além do troféu a medalha de Nossa Senhora de Fátima como BEM FEITOR da Paróquia.
Desejamos um bom trabalho a todos os participantes e nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessário.

Mossoró, 02 de fevereiro de 2011

Pe. Severino Claudino
Presidente da Comissão Organizadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário