domingo, 1 de maio de 2011

FESTA DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO NO NOVA VIDA







Nesse domingo (01/05) a comunidade do Nova Vida celebrou a festa em honra ao seu padroeiro São José Operário.

A Procissão foi iniciada às 16h30 e seguiu pelas ruas do bairro. O Grupo de Escoteiros Bem Vindo a Selva conduziu a imagem do santo durante o percurso.

São José Operário

O dia de “São José Operário, o Trabalhador” foi instituída em de 1955 pelo Papa Pio XII.

No dia 01 de maio de 1886, em Chicago, operários de uma fábrica se revoltaram com a situação desumana a que eram submetidos e pelo total desrespeito à pessoa que os patrões demonstravam. Eram 340 em greve. A polícia, a serviço dos poderosos, massacrou-os sem piedade. Mais de 50 ficaram feridos e 6 foram assassinados num confronto desigual. Em homenagem a eles é que se consagrou este dia.

São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao Filho de Deus a profissão de carpinteiro e, dessa maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade.

Proclamando São José protetor dos trabalhadores, a Igreja quis demonstrar que está ao lado deles, os mais oprimidos, dando-lhes como patrono o mais exemplar dos seres humanos, aquele que aceitou ser o pai adotivo de Deus feito homem, mesmo sabendo o que poderia acontecer à sua família.

José lutou pelos direitos da vida do ser humano e, agora, coloca-se ombro a ombro na luta pelos direitos humanos dos trabalhadores do mundo, por meiodos membros da Igreja que aumentam as fileiras dos que defendem os operários e seu direito a uma vida digna.

FONTE: PAULINAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário