segunda-feira, 27 de junho de 2011

FORMADO CONSELHO DIOCESANO DE LITURGIA



No último sábado (25/06), foi realizada uma reunião com representantes da Pastoral Litúrgica de diversas paróquias da Diocese. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa e foi conduzido pelo articulador Diocesano da Liturgia, Pe. José Janédson. Depois do café da manhã, os agentes de pastoral participaram da Oração do Ofício Divino das Comunidades e iniciaram os debates. O evento foi encerrado com almoço.

O encontro resultou na criação do Conselho Diocesano de Liturgia. A intenção é que pelo menos dois membros de cada paróquia/área pastoral da Diocese integre esse grupo que se reunirá a cada dois meses. O objetivo é articular e planejar ações na Pastoral, conhecer de perto as dificuldades da área e promover formações.

Foram escolhidos representantes para cada região da Diocese. O zonal do Vale do Assu será representado por Conceição e Janeide; Cilaneide representa o Alto-Oeste; Marilac e Raimunda são as representantes do Médio-Oeste; Mossoró I e II são de responsabilidade da Equipe Executiva, que já atua na cidade.

O próximo encontro do Conselho será feita no dia 20 de agosto. Os representantes de cada região vão entrar em contato com as paróquias que não compareceram para falarem sobre a reunião e convocarem novos membros. No encontro também foi pensada a realização de uma nova formação diocesana. O tema seria a "Liturgia no RICA (Rito de Iniciação Cristã de Adultos)", o catecumenato. O tema se tornou uma das prioridades da Diocese e é necessário um estudo mais aprofundado, por parte das equipes de liturgia, sobre os ritos do catecumento. A data e o local do evento ainda serão definidas.

Depois dos debates e planejamento, os participantes assistiram um vídeo chamado: "Pastoral Litúrgica: uma estrada, um caminho". Nele, foi discutida a função da pastoral e como trabalhar a liturgia em grupo nas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário