terça-feira, 28 de junho de 2011

jOVENS REALIZAM GINCANA PARA COMEMORAR ANIVERSÁRIO DE GRUPO






"Quem quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me" (Mateus 16,24)

Neste domingo (26/06), o grupo Jovens Caminhando com Cristo (JCC) se reuniu para comemorar o seu aniversário de 2 anos.

O grupo foi dividido em duas equipes (Branca e Azul) para competir em uma gincana, cujo objetivos eram a diversão e arrecadação de doações pra a construção da capela de Nossa Senhora dos Milagres, no Papôco.

A gincana contou com arrecadação de alimentos e doações, caça ao tesouro bíblico, provas relâmpagos e provas de conhecimentos musicais e sobre a diocese, paróquia e comunidade; além de peças contando a história do surgimento da comunidade e da nossa padroeira e também coreografias e paródias.

No final a equipe vencedora foi a branca. Mas a vitória realmente foi de todo o grupo pela concretização de mais um ano na vida da Igreja. Todos os integrantes receberam um crucifixo doado pela comunidade em agradecimento pelo trabalho.

Logo após a gincana houve a Celebração da Palavra em ação de graças pelo aniversário do grupo, tendo os jovens atuando nos ministérios da celebração.

Marcos Paulo
Integrante do grupo JCC

segunda-feira, 27 de junho de 2011

FORMADO CONSELHO DIOCESANO DE LITURGIA



No último sábado (25/06), foi realizada uma reunião com representantes da Pastoral Litúrgica de diversas paróquias da Diocese. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa e foi conduzido pelo articulador Diocesano da Liturgia, Pe. José Janédson. Depois do café da manhã, os agentes de pastoral participaram da Oração do Ofício Divino das Comunidades e iniciaram os debates. O evento foi encerrado com almoço.

O encontro resultou na criação do Conselho Diocesano de Liturgia. A intenção é que pelo menos dois membros de cada paróquia/área pastoral da Diocese integre esse grupo que se reunirá a cada dois meses. O objetivo é articular e planejar ações na Pastoral, conhecer de perto as dificuldades da área e promover formações.

Foram escolhidos representantes para cada região da Diocese. O zonal do Vale do Assu será representado por Conceição e Janeide; Cilaneide representa o Alto-Oeste; Marilac e Raimunda são as representantes do Médio-Oeste; Mossoró I e II são de responsabilidade da Equipe Executiva, que já atua na cidade.

O próximo encontro do Conselho será feita no dia 20 de agosto. Os representantes de cada região vão entrar em contato com as paróquias que não compareceram para falarem sobre a reunião e convocarem novos membros. No encontro também foi pensada a realização de uma nova formação diocesana. O tema seria a "Liturgia no RICA (Rito de Iniciação Cristã de Adultos)", o catecumenato. O tema se tornou uma das prioridades da Diocese e é necessário um estudo mais aprofundado, por parte das equipes de liturgia, sobre os ritos do catecumento. A data e o local do evento ainda serão definidas.

Depois dos debates e planejamento, os participantes assistiram um vídeo chamado: "Pastoral Litúrgica: uma estrada, um caminho". Nele, foi discutida a função da pastoral e como trabalhar a liturgia em grupo nas comunidades.

MISSA TRANSMITIDA PELA TV MOSSORÓ




Participe da Celebração Eucarística que acontece todos os Domingos nos estudios da TV Mossoró, transmitida ao vivo pelo Canal 07 a partir das 8h.

você pode também acessar pelo site www.tvmossoro.tv.br.

Marcos e Rejane
Coordenação Diocesana da Pascom

MUTIRÃO PARA CONSTRUÇÃO NA MATRIZ DE SÃO MANOEL







Foi iniciado nesse domingo (26/06)um mutirão para construção da calçada lateral da Matriz de São Manoel. A obra será de grande importância para a comunidade, sobretudo no período da festa, servindo como ponto de apoio.

Pedreiros e serventes da Paróquia foram convidados para contribuirem com a construção.

O trabalho começa logo cedo. Depois de rezarem, os pedreiros colocaram a mão na massa e iniciaram as obras. Enquanto isso, as mulheres prepararam um lanche para repor as energias dos trabalhadores.

O mutirão acontecerá todos os domingos até o término da calçada. Se você deseja colaborar com o serviço, compareça e ajude! Sua contribuição é valiosa para nossa Paróquia.

CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI - TAPETES







É tradição em muitas cidades brasileiras e portuguesas a confecção de tapetes para ornamentar as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi.

Os tapetes são feitos com serragem colorida, sal e outros produtos. Os desenhos são de inspiração religiosa.

Vários tapetes foram montados nos arredores da matriz de São João, com temas como Eucaristia e Palavra de Deus. No Santuário do Coração de Jesus foi feito um enorme tapete com o símbolo do catecumenato, uma das prioridades na caminhada da Diocese.

CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI - PROCISSÃO







Após a Celebração Eucarística, como de costume, foi iniciada a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade. Centenas de fieis caminharam ao lado de Jesus Sacramentado, demonstrando toda fé e devoção.

A caminhada terminou no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, e lá foi realizada a Benção do Santíssimo.

CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI - MISSA







Na última quinta-feira (23/06) fieis de toda a cidade se reuniram na Igreja Matriz de São João para celebrarem a solenidade de Corpus Christi.

A celebração aconteceu em palco montado ao lado da matriz, devido a grande quantidade de pessoas que participaram.

Dom Mariano Manzana, bispo diocesano, presidiu a missa, concelebrada pelos padres de Mossoró.

Corpus Christi

Corpus Christi é uma festa Cristã realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é obrigatório participar da missa neste dia.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, sendo decretada em 1269.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR



De 01 a 03 de julho, a Diocese de Mossoró promove o 8o. Encontro Diocesano da Pastoral Familiar. O evento acontece no Colégio Sagrado Coração de Maria.

IGREJA CELEBRA A FESTA DE CORPUS CHRISTI



A Igreja celebra nesta quinta-feira (23/06) em todo o mundo a festa de Corpus Christi ou do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A festa remonta ao século XIII e foi instituída pelo papa Urbano IV. Chamam a atenção, em muitos lugares, os tapetes coloridos feitos nas ruas para a procissão com o Santíssimo Sacramento.

Segundo o padre italiano Augusto Bergamini, no livro “Cristo, festa da Igreja – O Ano Litúrgico”, a festa de Corpus Christi “é produto da devoção eucarística medieval ocidental” e surgiu para afirmar a presença real de Cristo na Eucaristia “contra os erros de Berengário de Tours”, sendo estendida a toda a Igreja pelo papa Urbano IV em 1264.

De acordo com Bergamini, a reforma do Vaticano II deu uma denominação mais completa à festa ao mencionar não apenas o Corpo, mas também o Sangue de Cristo.

E Mossoró, uma grande celebração marcará a festa. Todos os fieis da cidade devem participar da missa na Igreja Matriz de São João, a partir das 17h. Depois, acontece procissão com o Santíssimo Sacramento até a Capela do Sagrado Coração de Jesus, no centro.

Leia, abaixo, um artigo de dom Luciano Mendes de Almeida (falecido em 2006), publicado na Folha de S.Paulo, em 5 de junho de 1999.

A eucaristia e o 'amor primeiro'

Estamos na semana da festa de Corpus Christi, celebração litúrgica do "corpo de Cristo entregue e do sangue derramado por nós". É a solene comemoração do amor do Filho de Deus, que deu a vida para nos salvar.

1) Na Quinta-Feira Santa recordamos a última ceia, na qual Jesus instituiu o Sacrifício da Nova Aliança e a selou com seu próprio sangue, aceitando a morte violenta na cruz. O apóstolo João faz a apologia desse "amor primeiro" pelo qual Jesus Cristo -antes de qualquer resposta de nossa parte- entregou-se a Deus pai por nós (1 Jo 4,8). A ênfase litúrgica é colocada no amor de Cristo por nós. "Não há maior amor do que dar a vida pelo amado" (Jo 15, 13).

2) Na festa do "corpo de Cristo" louvamos a Deus pelo grande dom da eucaristia. Um aspecto primordial nessa celebração é a resposta da nossa parte à doação do salvador. "Deu a vida por nós", diz são João, que conclui: "Também nós devemos dar a vida pelos irmãos" (1 Jo 3,16). Amor com amor se paga. Assim, a mensagem e o significado do "corpo entregue de Cristo" é a descoberta de que, ao amor gratuito e "primeiro" de Deus para conosco, deve corresponder o nosso "amor primeiro" aos irmãos: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amo" (Jo 13,35). Entrar em comunhão com Cristo pela eucaristia é imitar o divino salvador e comprometer-se em empenhar-se a fim de que todos tenham vida.

3) Em cada celebração eucarística, estamos pedindo a Deus que nos auxilie a cumprir o mandamento da nova lei, amando "primeiro" -com plena gratuidade- aos irmãos, a começar dos mais necessitados. A eucaristia é, assim, fonte de doação fraterna e tende a se expressar em gestos de solidariedade e partilha, lançando, ainda nesta vida, as bases para um tipo novo de sociedade, marcada pela justiça, concórdia e paz.

4) Concentra-se, portanto, na eucaristia um enorme potencial de doação e serviço ao próximo, nascido do mandamento do amor, que deveria dinamizar cada um de nós e a comunidade cristã para atender às necessidades espirituais e materiais do nosso povo. Nessa perspectiva insere-se o trabalho de evangelização como forma de aproximação mais pessoal, como visitas domiciliares, roteiros de reflexão para grupos de famílias, catequese crismal para os jovens, cursos de teologia para leigos, preparação e acompanhamento de casais, diálogo ecumênico e inter-religioso.

Na mesma vontade de servir vão as comunidades descobrindo como ir ao encontro das situações de injustiça social e pobreza. Crescem a consciência da cidadania e o compromisso político como forma qualificada do amor cristão. Entre as iniciativas imediatas mais frequentes, intensificam-se as atividades da Pastoral das Crianças, os cuidados para deficientes, enfermos e idosos. Recente é o método de atendimento em família aos portadores de HIV. Várias comunidades, neste ano, criaram bancos de emprego, recebendo pedidos e habilitando candidatos. Há união de esforços para construção de casas em mutirão, assentamento de famílias, organização de trabalhos artesanais e distribuição de alimentos, roupas e remédios.

São formas de expressar a fraternidade cristã e de promover o bem comum que nascem do zelo em imitar o coração de Jesus realmente presente na eucaristia. O corpo entregue e o sangue derramado de Cristo permanecem para sempre como o grande exemplo de amor a ser seguido. São também o alimento que nos fortalece a fim de sermos capazes de cumprir a missão de tornar visível no mundo de hoje o amor primeiro que o Espírito Santo em nós infunde.

Dom Luciano Mendes de Almeida, SJ

INFORMAÇÕES DO SITE DA CNBB

segunda-feira, 20 de junho de 2011

NORDESTE 2 PREPARA MUTIRÃO REGIONAL DE COMUNICAÇÃO



Quatrocentas pessoas, do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, é a estimativa de participantes para o 4º Mutirão de Comunicação, do Regional Nordeste 2, que será realizado em Maceió (AL), no período de28a 30 de outubro deste ano.

O 4º Mutirão terá como tema: "Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura". O tema central será abordado em palestra, na noite do dia 28, proferidapela doutora em comunicação, Irmã Joana Puntel.
No sábado, dia 29, serão oferecidas 14 oficinas, simultaneamente, todas abordando temas relacionados à comunicação. No dia 30, serão oferecidos oito seminários, também simultaneamente. Entre os assessores estão a assessora da Comissão de Comunicação da CNBB, Irmã Élide Fogolari; o coordenador da Pascom, na Arquidiocese de Salvador (BA), Pe. Manoel Filho; a chefe do jornalismo da Rede Milícia Sat e apresentadora do programa Palavra da CNBB, levada ao ar pela Rede Católica de Rádio, Imaculada Del Padre, entre outros especialistas na área da comunicação.

As inscrições serão abertas no mês de julho e poderão ser feitas através do endereço: www.4muticom.blogspot.com

Marcos e Rejane - Coordenação da Pascom na Diocese de Mossoró.

ANIVERSÁRIO DO GRUPO DE JOVENS CAMINHANDO COM CRISTO




No dia 16/06 o Grupo Jovens Caminhando com Cristo (JCC) completou dois anos de existência na comunidade do Papoco. O grupo surgiu no ano de 2009 como uma maneira de fazer com que os jovens do grupo de Crisma da comunidade perseverasse após receber o sacramento e chamou a atenção de muitos jovens, se tornando firme e uma grande fonte de benção para a comunidade. O Caminhando com Cristo possui atualmente 22 integrantes e é muito presente na vida comunitária, nas celebrações e principalmente atuando na liturgia; possuindo vários integrantes na dança litúrgica, corinhas e leitores, sendo de relevante ajuda na evangelização. Foi deste grupo também que saiu o atual seminarista Carlos Ítalo.

O aniversário será comemorado com uma gincana religiosa no domingo (26/06) ás 15h30 na residência de Dona Cecília e ás 19h30min com Celebração da Palavra no mesmo local. O intuito do evento é promover a integração do grupo e também conseguir doações pra a construção da capela, além, é claro, de comemorar esse aniversário, que é de grande importância para a comunidade.

Marcos Paulo - integrante do grupo.

sábado, 18 de junho de 2011

IV ROMARIA DIOCESANA DAS CEBs




No dia 17 de julho, a Diocese de Santa LUzia realiza a IV Romaria das Comunidades Eclesiais de Base- CEBs. O evento acontecerá no Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima (Patu/RN). Com o tema: "CEBs : Caminhando em Defesa da Vida Sustentável do Planeta", a Romaria tem como público alvo os animadores de comunidades e demais interessados em participarem. Mais informações podem ser obtidas com Isa Maria, articuladora das CEBs, através do telefone: 8868-7585.

Segue a programação do evento:

Programação

6h- Acolhida
6h30- Abertura - Dom Mariano Manzana
7h- Partilha Fraterna
8h- Confissões/aconselhamento/escuta
9h- Missa

CNBB EMITE NOTA SOBRE OS ATOS DE VIOLÊNCIA NA REGIÃO AMAZÔNICA



Ouvi o Grito do meu povo e desci para libertá-lo. (Cf Ex 3, 7)

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil reunido em Brasília nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2011, manifesta sua preocupação e denuncia os inúmeros casos de violência e mortes ocorridos no norte do País, atingindo os pequenos agricultores, povos originários da floresta e quilombolas.

No caso específico dos recentes atos de violência e morte, as ameaças já eram de conhecimento das autoridades competentes. Infelizmente pouco foi feito para proteger estas famílias. Os fatos são de tal gravidade que exigem a apuração imediata com a conseqüente punição dos culpados, bem como a proteção a todas as lideranças camponesas ameaçadas de morte, para que haja justiça em nosso país. A fidelidade a Nosso Senhor Jesus Cristo, que veio ao mundo para que todos tivessem vida em abundância (cf. Jo. 10,10) nos impele à presente denúncia.

As muitas vidas ceifadas devido aos conflitos agrários alertam a sociedade e o Estado para a necessidade de ações urgentes e eficazes que contribuam para consolidar a segurança no campo.

A realidade de violência evidencia a gravidade da ausência do Estado naquela região. Não podemos permitir que prevaleça a lei do mais forte, pois significa a compactuação com as graves injustiças geradas especialmente pela extração ilegal de madeira e pela ocupação ilegal do solo.

Em respeito aos pequenos agricultores, assentados, dos povos originários da floresta, dos povos quilombolas e ribeirinhos cobramos a urgência de um projeto de reforma agrária e de uma política agrícola que respeite as diversidades regionais e os biomas.

Manifestamos nossa solidariedade às famílias enlutadas e em comunhão com os grupos sociais atingidos queremos que “o direito brote como fonte e a justiça corra como um rio que não seca” (Am 5,24).

P – Nº 0550/11

Brasília – DF, 17 de junho de 2011

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida-SP
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís do Maranhão-MA
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Prelado de São Félix-MT
Secretário Geral da CNBB

FONTE: CNBB

NOTA DA CNBB SOBRE O CÓDIGO FLORESTAL



“Eis que vos dou toda a terra, todas as plantas que dão semente e todas as árvores que produzem seu fruto com sua semente, para vos servirem de alimento” (Gênesis 1,29).

O Conselho Permanente da CNBB, reunido em Brasília, de 15 a 17 de junho de 2011, tomou conhecimento do atual estágio da discussão do Código Florestal no Congresso Nacional, atualmente tramitando no Senado, após votação na Câmara dos Deputados.

Estamos conscientes da grande importância de um Código Florestal no Brasil, porque nosso País tem possibilidades de oferecer alternativas à crise civilizacional ancorada, sobretudo, na crise climática.

Nossa preocupação maior está no impacto e nas consequências de uma lei deste porte na vida das pessoas e no meio ambiente, que sacrificam a realidade da ecologia física e humana ao influenciar na dinâmica social e cultural da sociedade.

A ecologia se tornou, na segunda década do século XXI, um dos “sinais dos tempos” mais significativos para a sobrevivência da humanidade. Não por acaso, vivemos o Ano Internacional das Florestas, participamos recentemente da Campanha da Fraternidade sobre a Vida no Planeta que colocou em discussão a gravidade da crise ecológica às vésperas da Conferência Rio+20.

A flexibilização da legislação ambiental, aprovada pela Câmara dos Deputados, motivo de muita polêmica, é prova contundente de que o País poderá se colocar na contramão deste importante debate mundial.

As decisões sobre o Código Florestal não podem ser motivadas por uma lógica produtivista que não leva em consideração a proteção da natureza, da vida humana e das fontes da vida. Não temos o direito de subordinar a agenda ambiental à agenda econômica.

Destaque-se, porém, que a legislação original, tanto de 1934 como de 1965, tinha como preocupação preservar a flora em suas múltiplas funções, seja em áreas públicas, parques nacionais, seja em áreas privadas e, nesse aspecto, sempre exigiu a manutenção de um mínimo da vegetação nativa.

Alguns aspectos, já aprovados na atual discussão sobre o Código Florestal, nos preocupam. Entre eles, destacamos:

- a flexibilização da Lei altera o regramento das Áreas de Preservação Permanente – APPs, que protegem as margens dos rios, encostas, topos de morro, ameaçando o equilíbrio de proteção das florestas;

- a anistia das multas e penalidades pelas ocupações e desmatamentos em áreas de agropecuária e de alta relevância ambiental.

No Novo Código Florestal não pode faltar o equilíbrio entre justiça social, economia e ecologia, como uma forma de garantir e proteger as comunidades indígenas e quilombolas e defender as pequenas propriedades e a agricultura familiar.

Convocamos nossas comunidades a participarem desse processo de aperfeiçoamento do Código Florestal, mobilizando as forças sociais e promovendo “abaixo-assinado” contra a devastação.

Somos chamados a cuidar da natureza, a nossa casa comum, num processo de desenvolvimento sustentável, para que a terra e tudo o que dela provém sirvam para que todos tenham vida e vida em abundância (cf. Jo 10,10).

Pedimos que Nossa Senhora Aparecida, mãe dos brasileiros e brasileiras, interceda junto a Deus muita luz para que nossos parlamentares se façam sensíveis ao bem comum.

P – Nº 0549/11

Brasília – DF, 17 de junho de 2011

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida - SP
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís do Maranhão-MA
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Prelado de São Félix-MT
Secretário Geral da CNBB

FONTE: CNBB

SANTA SÉ PEDE AÇÕES CONCRETAS EM DEFESA DAS MULHERES



A violência contra a mulher continua a ser um grave problema em muitos países do mundo, e, para mudar esta situação, um dos melhores instrumentos é a educação. A reflexão foi apresentada pelo observador permanente da Santa Sé, dom Silvano Tomasi, na 17ª Sessão do Conselho para os Direitos Humanos da ONU, que em andamento em Genebra, na sessão dedicada à mulher.

Entre as várias agressões, citou-se o estupro como arma de guerra, o tráfico de meninas, os abusos contra empregadas domésticas, os sequestros e conversões forçadas, casamentos e abortos obrigados.

Dom Tomasi recordou palavras do papa Bento XVI: “mesmo que a violência seja mais frequente onde há pobreza e instabilidade social, devemos reconhecer que alguns sistemas legais e tradições ainda a toleram: Em alguns lugares e culturas, elas são discriminadas ou subestimadas só por serem mulheres”.

“Diante de fenômenos graves e persistentes, os cristãos têm um compromisso cada vez mais urgente em promover uma cultura que reconheça a dignidade que pertence às mulheres, na lei e na realidade concreta”, disse o representante da Santa Sé.

Para prevenir esse tipo de violência, dom Tomasi sugeriu a instauração de melhorias no nível de vida e o acesso à educação. Neste sentido, recordou o ensinamento da Igreja sobre a “igualdade de dignidade na unidade de homem e mulher, na arraigada e profunda diversidade entre o masculino e o feminino, em sua vocação à reciprocidade e à complementariedade, à colaboração e à comunhão”.

“Minha delegação considera que é possível melhorar a situação das mulheres e lutar contra o flagelo da violência, construir uma igualdade criativa e um respeito mútuo que previnam todo recurso à violência”, concluiu o observador.

Segundo pesquisa realizada pela instituição internacional de apoio às mulheres, Thomson Reuters Foundation, o Afeganistão é o lugar mais perigoso para uma mulher no mundo. De acordo com dados da pesquisa, divulgada ontem, 15, além do Afeganistão, os outros quatro países que mais desrespeitam as mulheres são: Congo (mais de 400 mil são violentadas no país a cada ano), Paquistão (onde, por questões culturais e religiosas, são recorrentes as “punições” às mulheres por “crimes de honra”), pela Índia (com números alarmantes de tráfico de mulheres) e pela Somália (com uma série de ameaça, como alta mortalidade durante a gravidez, estupros e mutilação feminina).

FONTE: CNBB

quarta-feira, 15 de junho de 2011

ENSAIO DA DANÇA LITÚRGICA PARA MISSA DE CORPUS CHRISTI




Todos os membros do Ministério de Dança Litúrgica das Paróquias de São Manoel, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Fátima estão convidados a se fazerem presentes, no dia 19 de junho (domingo) às 9h, na Matriz de São Manoel para o ensaio geral da celebração de Corpus Christi que acontecerá na Matriz de São João, na quinta 23 de junho.

Atenciosamente,

José Pedro
Coordenador paroquial (São Manoel) da Dança Litúrgica

terça-feira, 14 de junho de 2011

FESTA DE SÃO DOMINGOS SÁVIO NO INOCOOP



Será iniciada nesta quarta-feira (15/06) a Festa de São Domingos Sávio, na comunidade do Inocoop. Os festejos serão encerrados no domingo, dia 19.


São Domingos Sávio
O santo de hoje viveu o lema “Antes morrer do que pecar”. Nascido em Turim, na Itália, no ano de 1842, Domingos conheceu muito cedo Dom Bosco e participou do Oratório – lugar de formação integral - onde seu coração se apaixonou por Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora. Pequeno na estatura, mas gigante na busca de corresponder ao chamado à santidade, foi um ícone da alegria de ser santo. Um jovem comum, que buscava cumprir os seus deveres e amava a vida de oração. Com a saúde fragilizada, faleceu com apenas 15 anos, com a alegria de ir ao encontro do Senhor, exclamando aos seus pais: "adeus queridos pais, estou tendo uma visão linda! Que lindo!"

ENCONTRO DE PREPARAÇÃO PARA MATRIMÔNIO





Antes do casamento, todos os noivos que casarão na Paróquia de São Manoel passam por uma formação matrimonial. Um grupo de casais formados, ministram palestras para aqueles que se preparam para se casarem. A reunião acontece uma vez por mês, e traz debates relacionados ao sentido do matrimônio cristão.

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL





No último domingo (12/06) foi realizado o Conselho Paroquial de Pastoral. Representantes das comunidades, pastorais e serviços estiveram presentes na reunião, que é realizada todos os meses para avaliação das ações pastorais e planejamentos.

O principal assunto discutido foi a Festa de São Manoel 2011, que acontece de 21 a 31 de julho, a importância da participação e engajamento de todos. Foram discutidos também detalhes quanto a realização da carreata de divulgação dos festejos que acontecerá no dia 10 de julho, e a feijoada no dia 17 do próximo mês.

FESTA DO DIVÍNO ESPÍRITO SANTO NO SUMARÉ




A comunidade do Sumaré celebrou a festa de seu padroeiro, o Divino Espírito Santo, no último domingo (12/06).

PENTECOSTES NAS COMUNIDADES



Celebração do domingo de Pentecostes na Capela de Nossa Senhora Medianeira, no Planalto.

VIGÍLIA DE PENTECOSTES NA MATRIZ







no último sábado (11/06), foi realizada na Matriz de São Manoel a Vigília de Pentecostes.

Pentecostes é uma das celebraçőes mais importantes do calendário cristão, e faz memória da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria. Essa festa é celebrada 50 dias depois do domingo de Páscoa, após a Ascensǎo do Senhor.