segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

OBRAS NA MATRIZ ESTÃO EM RITMO ACELERADO







As obras para construção de uma praça no largo da Igreja Matriz da Paróquia de São Manoel estão em ritmo acelerado. Os trabalhos foram iniciados no começo de janeiro e a previsão é que estejam concluídos em maio.

A praça é uma antiga reivindicação dos paroquianos, atendida pela administração municipal que está investindo na obra R$ 247 mil.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CONFIRA AS DATAS DO MUTIRÃO QUAREMAL NAS PARÓQUIAS

SUBSÍDIO EM PREPARAÇÃO AO SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO SERÁ LANÇADO NO DIA 03

ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ACONTECERÁ NESTE DOMINGO




A abertura da Campanha da Fraternidade 2012 em nossa Paróquia acontecerá no próximo domingo, dia 26. A partir das 16h30, uma procissão sairá de frente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel em direção a igreja matriz, seguida de celebração eucarística.

Neste ano, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil propõe uma reflexão sobre a saúde. Com o tema "Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra", essa já é a 49a. edição da Campanha da Fraternidade, sempre trazendo um debate atual e pertinente.

PRIMEIRO CONSELHO DO ANO SERÁ REALIZADO NO DIA 04 DE MARÇO




O primeiro Conselho Pastoral de 2012 será realizado no próximo dia 04 de março, a partir das 08h, no Pe. Dehon.

Animadores de comunidades e líderes de pastoral devem participar da reunião que terá uma boa pauta de assuntos para discussão.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

JOVENS DA PARÓQUIA DE SÃO MANOEL PARTICIPAM DO BOTE FÉ




A juventude da Paróquia de São Manoel marcou presença no Bote Fé. Confira o depoimento de Marcos Paulo que acompanhou a programação.


"Nesta última quinta e sexta-feira os jovens da nossa paróquia estiveram com muito entusiasmo e alegria na recepção dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude na cidade de Mossoró. O ícone de Nossa Senhora e a Cruz foram entregues aos jovens pelo Beato João Paulo II e são hoje uma grande demonstração da fé deste povo forte e cheio do Espírito Santo.

A programação na cidade de Mossoró estava repleta de eventos: via sacra, celebração eucarística e shows. Era um evento muito aguardado pela juventude desde o final de 2011. Os jovens da nossa paróquia não poderiam deixar de participarem e os elogios partem de todos os lados: foi um momento único de oração e louvor. Participaram integrantes de todos os grupos de jovens: JCC, JSC, JAP e Iluminados pelo Espírito. Muitas bênçãos choveram naquela noite, juntas a forte chuva que também acompanhou os jovens na via sacra.

Durante a via sacra os jovens da paróquia ficaram responsáveis por carregar o Ícone e a Cruz no percurso da via sacra durante a Nona e Décima estações, e de fazer um quadro vivo representando-as (Jesus cai pela terceira vez e Jesus é despido de suas vestes).

Depois da via sacra o grupo de dança litúrgica da paróquia exerceu seu ministério durante a celebração eucarística. Por fim houve os shows e a adoração ao Santíssimo Sacramento. Foi uma grande vigília que durou até o amanhecer e todos participaram com garra e muita fé até o fim.

A alegria esteve presente em todos os instantes e os sorrisos estampados no rosto dos jovens mostravam como agraciado estava sendo aquele momento. O Bote Fé foi um momento único e muito forte, cheio da graça do Espírito Santo. Foi um momento novo de confirmar a fé e o compromisso no Jesus que morreu na cruz pra salvar a todos.

Eu creio na força do Jovem que segue o caminho do Cristo Jesus.... No Peito eu levo uma Cruz, no meu coração o que disse Jesus!"

Marcos Paulo

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MISSAS NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS NA MATRIZ

Na próxima quarta-feira, 22, acontecerão duas "missas de cinzas" na matriz de São Manoel.

A primeira será celebrada às 09h e a segunda às 19h30. A quarta de cinzas marca o início do tempo da Quaresma.

PREFEITA VISITA OBRAS DA IGREJA DO ALTO DE SÃO MANOEL



A sede do Centro de Serviço de Limpeza Urbana, recentemente inaugurada, e as obras da praça localizada ao lado da Igreja Matriz do São Manoel, foram pontos visitados pela Prefeitura Fafá Rosado, na tarde desta quinta-feira (16).

A primeira visita foi a obra da praça do Alto São Manoel. Segundo a prefeita a área ao redor da igreja será toda reestruturada, inclusive obedecendo às normas de acessibilidade. Ainda de acordo com a prefeita a construção da praça atende a uma reivindicação da comunidade que como gestora municipal ela fez questão de atender. “Os padres e os paroquianos e a própria comunidade solicitaram nossa ajuda para a realização dessa obra. Em breve entregaremos o largo da Igreja totalmente novo, da forma que a população merece”, diz.

As obras da Igreja do Alto São Manoel estão sendo executadas através da Secretaria do Desenvolvimento Territorial e Ambiental e Gerência da Infraestrutura. De acordo com Alexandre Lopes, secretário da Sedetema, está sendo investido na obra mais de R$ 247 mil com recursos próprios do Município. Quanto à previsão, Alexandre informou que até maio a obra estará concluída.

Em seguida a prefeita visitou as novas instalações do Centro de Serviços de Limpeza Urbana. “Recentemente inauguramos este espaço e hoje passamos para visitar a nova sede em funcionamento. Aqui os garis e todos aqueles que trabalham na limpeza urbana da cidade agora tem um lugar confortável e estruturada para complementar o seu trabalho”, destacou a prefeita.

As visitas foram feitas pela prefeita Fafá Rosado; a vice-prefeita, Ruth Ciarlini; o secretário de Serviços Urbanos, Alex Moacir; o secretário da Sedetema, Alexandre Lopes.

FONTE: SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ

PE. JANÉDSON PARTICIPA DE ENCONTRO REGIONAL DE LITURGIA



No início da semana, o administrador da paróquia de São Manoel, Pe. Janédson Oliveira, esteve em Recife num encontro com representaes da Pastoral Litúrgica de todo o Regional Nordeste II.

A reunião teve como objetivo elaborar o calendário de atividades da pastoral para 2012.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PADRE JANÉDSON REPRESENTA DIOCESE NO SEMINÁRIO NACIONAL DE LITURGIA




Pe. Janédson, administrador paroquial de São Manoel, representa a Diocese de Mossoró no Seminário Nacional de Liturgia, que acontece em São Paulo. Ele também participa do evento como membro da comissão de liturgia do Regional Nordeste II.

O Seminário começou nesta terça, 31, e segue até o dia 04 de fevereiro, e comemora os 50 anos do Sacrosanctum Concilium.

Confira mais informações abaixo.


Começa o Seminário Nacional de Liturgia em comemoração aos 50 anos do Sacrosanctum Concilium .

Teve inicio na tarde de ontem, 31 de janeiro, no auditório “Rainha dos Apóstolos”, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), o Seminário Nacional de Liturgia, em comemoração aos 50 anos de promulgação da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium.

Estiveram presentes cerca de 180 pessoas, entre bispos, presbíteros, leigos e leigas do Brasil e da América Latina. O Seminário tem como temática a Releitura da Sacrosantum Concilium, no Contexto do Concílio Vaticano II e nos Documentos Latino-Americanos. O Seminário de Liturgia acontece de 31 de janeiro a 04 de fevereiro.

Promovido pela Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI) e pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com a Rede de Animação Litúrgica (Rede Celebra), Centro de Liturgia, Revista de Liturgia, o evento tem por objetivo retomar as intuições e a teologia litúrgica na Sacrosanctum Concilium e demais constituições e decretos do Vaticano II e documentos pós-conciliares, no contexto da renovação da liturgia da América Latina e Caribe, à luz de Medellin, Puebla, Santo Domingo e Aparecida, em busca do rosto e do lugar da liturgia na vida e na missão da Igreja como serviço para a vida plena em Cristo e ao acontecimento do Reino de Deus.

O Seminário Nacional conta a assessoria principal do professor de Teologia Sacramental na Pontifícia Faculdade Teológica da Universidade de São Anselmo em Roma, e professor de teologia no Instituto de Liturgia Pastoral de Pádua, Andrea Grillo.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB, padre Hernaldo Pinto Farias, lembra que este é o 1º evento, da agenda de eventos da CNBB, que homenageará os 50 anos do Concílio Vaticano II. “O Sacrosanctum Concilium foi o primeiro documento aprovado no Concílio Vaticano II, daí sua importância”, explicou o assessor da CNBB.

Segundo dia

O segundo dia do Seminário Nacional de Liturgia teve inicio com a celebração eucarística presidida pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner.

Em seguida, dando abertura aos trabalhos no auditório, o secretário geral enfatizou a importância da Liturgia na prática pastoral e sua relação com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015 (DGAE).

O dia prossegue com a primeira reflexão do assessor do evento, Andrea Grillo, que reflete sobre o tema: “Liturgia, momento histórico da salvação na Sacrosanctum Concilium e nos Documentos Latino-Americanos. Em seguida, o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, dom Armando Bucciol, amplia a reflexão do tema do dia.

À tarde, os participantes interagem com a temática através da participação em minisseminários.

FONTE: SITE DA CNBB

SEMINÁRIO NACIONAL REFLETE SOBRE A SACROSANTUM CONCILIUM




O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, Hernaldo Pinto Farias, tratou do tema central do Seminário Nacional de Liturgia, que está sendo realizado esta semana, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, em Indaiatuba (SP). O Seminário também é promovido pela Associação de Liturgistas do Brasil (Asli).

Em entrevista exclusiva ao Jornal Santuário, de Aparecida (SP), o assessor da Comissão para a Liturgia da CNBB, padre Hernaldo Pinto Farias, fala sobre o Seminário, o documento e o trabalho da comissão.

A Sacrosanctum Concilium, primeiro documento promulgado pelo Concílio Vaticano II, está prestes a completar 50 anos. Qual é o papel que ocupa esse documento no contexto de renovação proposto pelo Vaticano II?

Padre Hernaldo Pinto Farias – Esse documento é muito importante no campo da liturgia da Igreja, mas, ao mesmo tempo, ajuda a Igreja a compreender a si mesma a partir da liturgia. Tanto que o próprio documento é uma referência para todos os outros do Concílio Vaticano II e teve uma boa repercussão na América Latina.

Qual é a principal contribuição que os documentos latino-americanos trazem para a construção de uma liturgia que esteja em sintonia com a realidade da região? E de que forma podem colaborar para a melhor compreensão da própria Sacrosanctum Concilium?

Padre Hernaldo – Sobretudo os de Medellín e Puebla [duas cidades-sede de Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, em 1968 e 1979, respectivamente] são dois dos documentos do episcopado latino-americano que beberam muito da Sacrosanctum Concilium e que nos ajudaram a compreender uma liturgia para o povo e a partir do povo. Uma liturgia que fosse, de fato, o rosto do nosso povo; ou seja, uma liturgia mais inculturada. Mas, sobretudo, uma liturgia que pudesse falar a linguagem do povo, para que este pudesse participar de fato da liturgia. Portanto, o princípio maior da Sacrosanctum Concilium – “participação ativa, consciente e frutuosa de todo o povo de Deus na ação ritual” – é absorvido por esses documentos latino-americanos, que conseguem traduzi-lo em normas para a vida litúrgica na América Latina.

Quando se fala em “inculturação”, “linguagem do povo” e outros termos correlatos, há alguns setores na Igreja que entendem que houve uma simplificação muito acentuada da própria liturgia. Quais são as pistas que a Sacrosanctum Concilium oferece para encontrar um equilíbrio?

Padre Hernaldo – Além desse princípio maior de participação ativa, há a questão da ação da Igreja, de todo o povo de Deus e de Deus na Igreja, e da Igreja em Deus. Assim, devolve-se ao povo a sua condição maior de celebrante da liturgia. O povo é entendido, pela Sacrosanctum Concilium e demais documentos latino-americanos, não como mero espectador mudo, mas sim como um conjunto de pessoas que participam da ação ritual; por isso, celebrante. Daí, então, o aspecto do povo como sujeito da liturgia.

A Sacrosanctum Concilium convocou uma reforma litúrgica em nível de Igreja universal. Ainda há muito a se caminhar para concretizar de fato essa reforma? O que falta?

Padre Hernaldo – O Concílio, como um todo, ainda não foi posto em prática totalmente. Por isso nos falta muito: uma maior consciência do que é a liturgia, por parte de toda a Igreja; uma melhor distribuição ministerial dentro da Igreja, para que, de fato, cada um assuma aquilo e somente aquilo que lhe compete e, assim, desenvolva na liturgia o ministério que lhe é próprio. Ou seja, a liturgia que possa ser vivida pela Igreja em sua totalidade, integralidade, o seu todo. Ainda nos falta muito. Às vezes, ainda está arraigada na cabeça das pessoas uma liturgia muito “do padre”, faltando ainda a consciência de que a liturgia é da Igreja e não pertence ao padre como tal. Da mesma forma, faltam celebrações mais bem preparadas por equipes treinadas para isso, bem como uma pastoral litúrgica – em nível paroquial, diocesano, regional e até mesmo nacional – mais bem estruturada, para que a liturgia atinja a todos. Enfim, ainda nos falta muito.

A finalidade da reforma é a “participação ativa, consciente e frutuosa de todo o povo de Deus na ação ritual”. De que forma a Comissão para a Liturgia da CNBB busca colaborar com as comunidades de todo o Brasil para efetivar essa reforma litúrgica?

Padre Hernaldo – A finalidade da Comissão é subsidiar os regionais e as dioceses no que diz respeito à liturgia, seja na disponibilização da tradução dos documentos provindos da Santa Sé, seja na tradução e adaptação dos rituais para o Brasil, seja também na produção de documentos com material de reflexão para toda a Igreja no país. Nesse sentido, temos vários trabalhos que ajudam a Igreja. Podemos citar os roteiros homiléticos, que têm boa aceitação; o Documento 43 da CNBB – Animação da Vida Litúrgica no Brasil –, que ajuda muito a caminhar nesse sentido; há também outros documentos da CNBB, como Orientações para a Celebração da Palavra de Deus (n. 52) e os sobre diversos sacramentos e sacramentais, que são materiais para a reflexão da Igreja no Brasil. Até mesmo publicamos outros documentos com uma linguagem popular para ajudar as comunidades e os agentes a melhor preparar e viver a liturgia.

Como se espera que esse conteúdo a ser debatido no Seminário possa chegar às bases e tenha reflexo na vida das comunidades eclesiais de todo o país?

Padre Hernaldo – Em 2011, investimos na preparação de material para publicação. A partir deste ano, esse material já deve começar a ser divulgado. O próprio Seminário produzirá toda uma gama de material de reflexão, de artigos – tanto do assessor principal quanto dos demais, bem como dos participantes, que levarão material de produção própria. Tudo isso será publicado, e, com a publicação desse material e daquele que preparamos, de traduções e outros, vamos elaborar um roteiro de encontros e debates com os regionais da CNBB. Serão esses que, depois, farão com que isso seja repassado a todas as dioceses do Brasil. Assim, as dioceses também terão o seu papel, que será o de repassar o material para cada um dos seus agentes de pastoral litúrgica.

Quais são os temas desse material?

Padre Hernaldo – Um exemplo é o texto da Sacrosanctum Concilium em versão popular, que foi publicado na celebração dos 40 anos do documento e será agora reeditado, após uma revisão. O objetivo é que essa Constituição possa atingir a todos, até mesmo àquelas pessoas mais simples. Por isso, a linguagem é bem popular, para que todos possam conhecer esse importante documento do Concílio Vaticano II. Há também outras obras que são frutos de tradução, focando especialmente a reforma litúrgica da Igreja.

FONTE: SITE DA CNBB