quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

PAPA FRANCISCO FALA AOS PAIS SOBRE SEU PAPEL NA FAMÍLIA



Em sua catequese, o Papa voltou a falar do papel dos pais na família, desta vez ressaltando os aspectos positivos. “Toda família necessita do pai”, constatou Francisco, que se inspirou nas seguintes palavras do Livro dos Provérbios: “Meu filho, se o teu coração é sábio, meu coração também se alegrará”.

Resumo da catequese do Papa Francisco na Audiência geral desta quarta-feira (04/02/15)

Papa aos pais: às vezes é preciso castigar os filhos mas sem jamais dar tapa na cara

Hoje quero falar sobre o aspecto positivo e decisivo da figura do pai. Toda família precisa de um pai. Um pai que não se vanglorie de que o filho seja como ele, mas que se alegre de que o filho aprenda a retidão e a sensatez, que é o que conta na vida. Esta será a melhor herança que o pai poderá transmitir ao filho, e este pai se sentirá pleno de satisfação quando ver que o filho recebeu e aproveitou isso. Assim, o pai ensina o que o filho ainda não sabe, corrige os erros que ainda não vê, orienta o seu coração, protege no desânimo e na dificuldade.

Tudo isso com proximidade, com doçura e uma firmeza que não humilha. Para ser um bom pai, a primeira coisa é estar presente na família, compartilhar as alegrias e as tristezas com a esposa, acompanhar as crianças a medida que vão crescendo. O trecho bíblico do filho pródigo nos mostra o pai que espera à porta de casa o retorno do filho que se equivocou. Sabe esperar, sabe perdoar, sabe corrigir.

Também hoje os filhos, ao voltarem para casa com seus fracassos, precisam de um pai que os espere, os proteja, os dê ânimo e os ensine como seguir por uma boa estrada. Às vezes, terão que castiga-los. Mas sem jamais dar um tapa na cara. Muitas vezes os filhos não admitirão o fracasso, mas necessitam do pai. Como todos nós precisamos recorrer ao nosso único pai bom, como diz o Evangelho (Mc 10,18), o Pai nosso que está nos céus”.

Leia mais:
http://br.radiovaticana.va/…/audi%C3%AAncia_os_pais…/1121446

FONTE: Rádio Vaticano - Programa Brasileiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário