domingo, 5 de abril de 2015

CELEBRAÇÃO DA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR NA MATRIZ DE SÃO MANOEL



Na Sexta-Feira da Paixão fazemos memória da Paixão e Morte de Cristo.
As parte essenciais da Liturgia da Paixão e Morte do Senhor são a Leitura da Paixão e a Adoração da Santa Cruz. Para João, a Cruz não é apenas instrumento de morte, mas ao mesmo tempo trono de exaltação.

A Igreja hoje não celebra a Eucaristia. O elemento fundamental e universal da Liturgia deste dia é a Proclamação da Palavra.
A Cruz entra na Assembléia Litúrgica como sinal de vitória, num cortejo triunfal. Ela é aclamada como sinal de salvação-redenção para a humanidade.

A Igreja nasce da Cruz, do supremo ato de amor de Jesus na Cruz. É do seu coração aberto pela lança que nascem os sacramentos pascais: Batismo(água) e Eucaristia (sangue). A comunidade é chamada a testemunhar que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus. Na cruz ele se torna o único mediador entre o Pai e a humanidade.

Jesus morre no momento em que no templo se imolam os cordeiros destinados a celebração da páscoa. Jesus crucificado é o novo Cordeiro Pascal. O centro da celebração é a Adoração da Cruz. A Cruz de Cristo é para nós a nova “árvore da vida”.

A primeira árvore da vida, por causa da desobediência, se tornou motivo de condenação e de afastamento entre a humanidade e Deus; a nova árvore da vida por causa da desobediência até o fim, se torna motivo de salvação e de reconciliação entre Deus e a humanidade. Na Cruz Jesus se torna o único mediador entre o Pai e a Humanidade (2ª Leitura).













Um comentário:

  1. Plenty of Inexpensive RS Gold is designed from players stabilizing these new figures, these players buying reduced stage devices to make the stabilizing smash simpler. Every gamer will make new development increase which indicates losing revenue possibilities.
    cheap runescape gold

    ResponderExcluir