segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SONHO DE UMA IGREJA RENOVADA: PARÓQUIA REDE DE COMUNIDADES


Estamos no início de um novo ano. Este momento se torna sempre uma ocasião importante para revermos os passos dados, pensarmos na caminhada pessoal, familiar, profissional e também da Igreja. Somos envolvidos psicologicamente e espiritualmente por sentimentos de alegria, às vezes de resignação, de expectativa e esperança de um tempo novo.

Hoje o coração do bispo recorda com alegria e gratidão uma longa caminhada realizada em toda a Diocese por meio da visita pastoral iniciada em 2010. Sinto os frutos desta experiência na maior participação nas festas de padroeiros e no maior comprometimento de agentes na evangelização da Igreja. Já podemos perceber sinais de um tempo novo, de uma renovação em toda a Diocese por meio de uma mentalidade e uma postura pastoral que se refletem nas comunidades e se tornam a base de um sonho que estamos construindo: a paróquia como uma rede de comunidades. 

Desejamos a superação de uma paróquia como uma mera estrutura burocrática onde a matriz centraliza as atividades e não avança no sentido de uma Igreja missionária, peregrina e capaz de alcançar corações sedentos de Deus, porém desamparados e distantes dos meios e metodologias que não respondem às exigências da realidade. A Igreja deve estar onde Cristo nos mandou ir. Deve ir a lugares “onde Ele mesmo deve ir”( Lc 10, 1). Nesta perspectiva é que sentimos, na última Assembleia Diocesana, realizada em novembro de 2013, a necessidade de agentes com sólida formação doutrinal, pastoral e espiritual, por meio de uma distribuição da paróquia em pequenas células vivas. Tudo isto em vista de uma Igreja renovada, missionária, sendo as paróquias uma rede de comunidades, com cristãos conscientes de sua pertença à Igreja, participativos e comprometidos com o Reino de Deus.

Neste momento em que cresce nossa esperança de um mundo melhor pela renovação da Igreja, queremos abraçar a todos invocando a intercessão da Virgem Mãe de Deus e de nossa padroeira Santa Luzia para que o ano novo seja de um contínuo crescimento e fortalecimento da nossa fé na certeza de que Deus está conosco e não nos abandona em meio à missão. Um feliz e abençoado 2014 para todos!

Dom Mariano Manzana
Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário