quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PARÓQUIA REALIZA VII ASSEMBLEIA PASTORAL

Agentes de pastoral de todas as comunidades da Paróquia de São Manoel participaram, no último sábado e domingo, 15 e 16, da VII Assembleia Paroquial de Pastoral. O evento foi iniciado no sábado, com missa e show do Ministério Magnificat, na matriz de São Manoel e prosseguiu no domingo, no Pe. Dehon.

A manhã começou com oração do Ofício Divino das Comunidades, seguida por acolhida das comunidades, apresentação do cronograma de estudos e momento de relaxamento. Durante o encontro, os participantes estudaram o Documento 104 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): "Comunidades de comunidades: uma nova paróquia".

A formação foi assessorada pelos paroquianos Socorro, Isacleide, Rafael e Miraci, que dividiram o estudo a partir dos capítulos, destacando a perspectiva bíblica e teológica, os desafios à paróquia e a perspectiva pastoral. Miraci Borges observou que, em diversos aspectos, a Paróquia de São Manoel já incentiva e vive as ações apontadas pelo documento, como o planejamento pastoral, formação de Conselho Paroquial, protagonismo dos leigos, integração entre as comunidades, formações e vivência do Catecumenato.

Pe. Janédson Oliveira, administrador paroquial, ressaltou que a paróquia vem trabalhando e vivenciando a muitos anos várias práticas indicadas pelo documento, ponto observado por Dom Mariano durante a Visita Pastoral. O padre falou ainda sobre os desafios que a realidade paroquial impõe.

"Atualmente, somos uma das maiores paróquias de Mossoró em território e população. E o Alto de São Manoel é uma área em expansão: cresce para todos os lados a cada dia. Devemos nos empenhar cada vez mais para nos mantermos como Paróquia em estado permanente de missão, tendo como centro a Palavra de Deus, conservando a vitalidade e o comprometimento", disse Pe. Janédson, reforçando a importância do trabalho dos leigos dentro desse contexto.

Após o lanche, os agentes de pastoral foram divididos em grupos e fizeram um círculo de leitura orante da liturgia do dia - 6º Domingo do Tempo Comum. A Assembleia Paroquial foi concluída com celebração eucarística, presidida por Pe. Janédson, seguida por avaliação e almoço.


O evento faz parte das comemorações pelo ano jubilar da Paróquia de São Manoel.

Confira as fotos da Assembleia.













































Nenhum comentário:

Postar um comentário