segunda-feira, 4 de abril de 2011

LABORATÓRIO LITÚRGICO




Dentro do Encontro de Liturgia foi realizado um Laboratório Litúrgico. Nesse espaço vivenciamos um recorte da Vigília Pascal: o Exulte. Os participantes foram divididos em pequenos grupos onde aprofundaram esse rito tão relevante e marcante dessa celebração.

A experiência do Laboratório foi muito rica e as pessoas conseguiram mergulhar dentro do Exulte como era a proposta.


Laboratório Litúrgico
No ano de 1987, foi introduzido o uso do Laboratório Litúrgico nos curso de Liturgia, a partir da constatação de que liturgia se aprende fazendo. O Laboratório Litúrgico constitui-se numa técnica que assumia elementos de duas fontes básicas: a pedagogia religiosa de Hélène Lubienska de Lenval e os métodos psicodramáticos de Jacob Levy Moreno. Aos poucos, ao longo do tempo, com o uso da técnica, o Laboratório Litúrgico foi exigindo um trabalho de sistematização que esclarece a influência de cada uma das fontes. Buscou um caminho novo para a aprendizagem na liturgia.

Inspiração
Foram buscar a inspiração no teatro, no qual os atores, muito antes de entrarem no palco, exercitam o corpo, a fala, a expressão; incorporam e criam personagens em uma série de exercícios e trabalhos, chamados “Laboratórios”. Foi-se aprendendo também, ao longo dos anos, com técnicas corporais e de meditação de várias correntes terapêuticas, filosóficas e espirituais.

Objetivo
O Laboratório Litúrgico é uma técnica com duplo objetivo: primeiro, a busca da unidade entre gesto externo, sentido teológico-litúrgico e atitude interior (na prática, foi chamado de “os três pontos”); segundo, o exercício de uma criatividade que baseia na busca da melhor expressão possível do rito.
Portanto, não se trata de um “ensaio” para uma celebração. E muito menos de “dinâmica” a serem introduzidas na própria liturgia. Uma coisa é Laboratório Litúrgico (exercícios preparatórios). Outra coisa é a celebração litúrgica.

FONTE:
Baronto,Luiz Eduardo Pinheiro : Laboratório Litúrgico: pela inteireza do ser na vivência ritual – São Paulo - Salesiana – 2000
Buyst,Ione : Símbolos na Liturgia – São Paulo – Paulinas 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário