quinta-feira, 7 de abril de 2011

MEMBROS DA DANÇA LITÚRGICA SE PREPARAM PARA A GRANDE VIGÍLIA






No último domingo, os jovens que compõem a Dança Litúrgica da Paróquia se reuniram para vivência da Vigília Pascal. Cerca de 25 pessoas participarão da grande celebração da Ressurreição.

Dança Litúrgica
A Liturgia dançada é fruto direto da reforma litúrgica oriunda do Concílio Vaticano II na linha da inculturação. Após o Concílio, os africanos foram os primeiros a começar a dançar a liturgia. Em 1989, os Bispos do Brasil autorizam a dança na missa com a aprovação do documento 43 Animação da Vida Litúrgica no Brasil (nn. 83, 207, 241). Em 1994, a Congregação para o Culto publica a 4a. Instrução para uma correta aplicação da constituição conciliar sobre a Liturgia, A Liturgia Romana e a Inculturação. O no. 42 fala precisamente da dança:

"Em certos povos, o canto é instintivamente acompanhado do bater de mãos, de movimentos ritmados e de passos de dança dos participantes. Tais formas de expressão corporal podem ter lugar na ação litúrgica desses povos, na condição de serem sempre expressão de uma verdadeira e comum oração de adoração, de louvor, de oferta ou de súplica e não mero espetáculo". CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO, A Liturgia Romana e a Inculturação. IV Instrução para uma correta aplicação da Constituição conciliar sobre a Liturgia, Paulinas, 1994, nn. 42.

O canto é a referência fundamental. A dança, pois:
- Faz parte do processo de inculturação pois "em ceryos povos, o canto é institivamente acompanhado"
- Esta vista na visão mais ampla da participação do Corpo na Liturgia "expressão corporal" que se dá através do bater das mãos, de movimentos ritmados do corpo e passos de dança.

A dança deve ser oração comum; ou seja, um jeito da comunidade expressar a sua oração de louvor, adoração, oferta, súplica, mas, também, ação de graças, arrependimento, etc. A oração que brota do coração da comunidade se expressa pelo corpo e com o corpo. É a Liturgia dançada, é dança ritual quando o próprio rito é dançado. É a celebração litúrgica com uma expressão nova mais inculturada e não "mero espetáculo" na liturgia.

2 comentários:

  1. oremos ao senhor com cantos e danças!

    ResponderExcluir
  2. pessoal e a lara da dança litúrgica
    passei para te dizer que amo vocês
    e que vou voltar
    espero que estejam com saudades de mim
    amo vocês e boa sorte na missa dancem bem
    a e lembre-se ao fazemos alguma coisa totalmente perfeita quando jesus esta por perto que vocês tenham sempre ele no coração amo vocês beijo

    ResponderExcluir