domingo, 9 de outubro de 2011

CATEQUISTA: DISCÍPULO E MISSIONÁRIO DE JESUS CRISTO


“Segui-me e eu vos farei pescadores de homens”. (Mt 4,19) Este trecho do evangelho mateano nos apresenta duas dimensões inseparáveis da vocação cristã: ser discípulo e missionário. O cristão é chamado a seguir o mestre Jesus, colocando-se a seus pés para aprender com ele. E depois sair em missão, pescar homens para o reino.

A catequese tem como ponto de partida a espiritualidade do seguimento. O catequista precisa deixar-se guiar pelo espírito que animou Jesus em sua vida e missão. Isso significa colocar-se no caminho do discipulado-missionário de Jesus.

A convocação ao discipulado pede uma entrega incondicional, na qual não há possibilidade de meio termos. A resposta dos discípulos é imediata, porque o reino é urgente: “Imediatamente, Jesus os chamou. E eles, deixando o pai, Zebedeu, no barco com os empregados, puseram-se a seguir Jesus” (Mc 1,20). Abandonar o pai significa deixar tudo, romper com a vida anterior e suas seguranças para acolher a novidade do chamado que se faz urgente e necessário. É ter os olhos fixos em Jesus. Seguir significa disponibilidade, capacidade de mudança e, o mais importante, pôr-se a caminho com Jesus.

O catequista não pode esquecer que nossa sociedade atual tem necessidade de testemunhas apaixonadas por Jesus Cristo e seus ensinamentos, pois quem faz experiência de seguir com autenticidade transmite com a vida suas experiências de Deus. É preciso acreditar no que anunciamos. E como diz o Documento de Aparecida: “Como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Somos portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras.” (DA 30)

Neste mês em que a Igreja volta sua atenção para todos os missionários, desejo que o seu ministério catequético seja cada vez mais fecundo.

Ir. Juliana, nj
Assessora da Catequese
Diocese de Santa Luzia de Mossoró

FONTE: BLOG DA DIOCESE DE MOSSORÓ

Nenhum comentário:

Postar um comentário