quinta-feira, 27 de outubro de 2011

FACULDADE DIOCESANA LANÇA EDITAL PARA VESTIBULAR 2012




A Faculdade Diocesana de Mossoró (FDM) divulga normas para ingresso no Curso de Teologia no ano de 2012. Confira abaixo um resumo do edital.

1. INSCRIÇÃO

- Período: 28 de novembro a 09 de dezembro de 2011, das 14 às 21 horas
- Local: Praça Dom João Costa, 511 – Bairro Santo Antônio – Mossoró/RN, (prédio do Colégio Diocesano Santa Luzia).
- no ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
- Comprovante do pagamento taxa de inscrição;
- Ficha-requerimento de inscrição devidamente preenchida e assinada;
- Documento de identidade reconhecido por lei (apresentar uma cópia legível e o original);
- Cadastro Pessoa Física / CPF ( apresentar uma cópia legível e o original);
- Procuração particular, quando for o caso.

2. VAGAS

Serão ofertadas 80 vagas do Curso de Teologia, sendo 40 para ingresso no primeiro semestre letivo e 40 para o segundo semestre letivo de 2012, turno noturno

3. PROVAS

As provas do Concurso Vestibular 2012 para Ingresso ao Curso de Teologia abrangerão os conhecimentos de Língua Portuguesa, História, Geografia, Atualidades e redação, com duração de 4 (quatro ) horas, serão aplicadas no dia 18 de dezembro de 2011, das 8 às 12 horas.

4. APLICAÇÃO DAS PROVAS:

Local: Praça Dom João Costa, 511 – Bairro Santo Antônio – Mossoró/RN, (prédio do Colégio Diocesano Santa Luzia).
Data: 18 de dezembro de 2011 – Horário: de 8 às 12 horas
Acesso ao Local: das 07h15’ às 07h45’

5. INFORMAÇÕES:

Fone: 84- 33167648 – email: fdm.teologia@gmail.com – Blog: fdmossoro.blogspot.com

SEMINÁRIO DISCUTE OS DESAFIOS PARA AS CEBs NO NORDESTE



Cerca de 35 assessores e assessoras das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), pertencentes aos cinco Regionais da CNBB no Nordeste, se reuniram desde o dia 20, na Fundação Santuário das Comunidades Eclesiais de Base do Agreste do Pernambuco, na diocese de Caruaru (PE), para participar do terceiro Seminário “As CEBs frente aos desafios do mundo contemporâneo”, promovido pelo Setor CEBs da CNBB em parceria com o Iser Assessoria, do Rio de Janeiro (RJ).

Este Seminário está na sequência de dois outros anteriores, realizados no Rio de Janeiro e em Brasília, e este último com assessores (as) das regiões Norte e Centro-Oeste.

O Seminário contou com a participação do padre Josenildo Lima, da arquidiocese da Paraíba, como assessor, e que trabalhou o tema “As CEBs: do Concílio Vaticano II à Aparecida”; o assessor do Setor CEBs da CNBB, Sérgio Coutinho, e Solange Rodrigues, do Iser Assessoria, trabalharam a “Identidade e Diversidade das CEBs”; Roberto Malvezzi, da Comissão Pastoral da Terra, do Regional Nordeste 3, apresentou “As CEBs diante dos desafios contemporâneos”, e procurou enfatizar a dimensão sócio-política; o sociólogo Alder Calado e o padre Reginaldo Veloso, ambos da arquidiocese de Recife-Olinda (PE), trabalharam os desafios para as CEBs no campo cultural e religioso. Já Hermínia Boudens, agente de pastoral da diocese de Caruaru, e o padre Nadir Zanchet, da diocese de Balsas (MA), apresentaram suas experiências de assessoria junto às CEBs apontando os aprendizados, os problemas, os desafios e pistas para o trabalho de assessoria.

Segundo Maria das Chagas, assessora da diocese de Campina Grande (PB), o seminário a “animou para animar, deu base para este serviço de assessoria, visando uma formação e a conscientização de nosso povo, para que seja sujeito de transformação”.

“Foi muito significativo para todos os participantes o local da realização deste seminário. Em 1989, as Comunidades Eclesiais de Base do Agreste do Pernambuco constituíram uma Fundação: a do ‘Santuário das Comunidades’ e, ao longo dos anos, ela construiu o seu próprio Centro de Treinamento que leva o mesmo nome”, afirmou Hermínia Boudens, coordenadora do Santuário.

O quarto e último Seminário está previsto para os dias 08 a 11 de dezembro, em São Paulo (SP), com assessores e assessoras dos Regionais Sul e Leste da CNBB.

FONTE: SITE DA CNBB

ENCERRAMENTO DA FESTA DO PAPÔCO







Foi encerrada, no último domingo, a Festa de Nossa Senhora dos Milagres, na comunidade do Papôco.

As 18h foi iniciada a procissão pelas principais ruas do bairro. Em seguida, aconteceu celebração eucarística conduzida por Pe. Janédson.

domingo, 23 de outubro de 2011

LABORATÓRIOS LITÚRGICOS







Após a oração do domingo pela manhã, foram feitas as vivências dos ritos com os catecúmenos, resultado dos laboratórios litúrgicos.

Os agentes de pastoral viveram o rito com muita verdade e propriedade. Foi seguida a sequência de acordo com o RICA.

1o. Rito da Entrada
2o. Rito das Entregas
3o. Rito da Eleição
4o. 1o. Escrutíneo
5o. 2o. Escrutíneo
6o. 3o. Escrutíneo
7o. Rito da Preparação Imediata
8o. Banho Batismal na vigília

Nos laboratórios, os participantes estudaram o próprio RICA, de acordo com seu rito, vivenciaram em suas salas e depois em plenária. Após cada rito, a plateia tirava suas dúvidas sobre o que foi vivido.

O encontro foi avaliado como "proveitoso", "esclarecedor", "didático" e ainda como um "empurrão" para a adesão do catecumenato pelas paróquias que ainda não trabalham essa caminhada.

A reunião foi encerrada com almoço de confraternização.

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA COM PARTICIPANTES DO ENCONTRO






Os participantes do encontro diocesano de liturgia participaram de celebração eucarística na Matriz de São Manoel, juntamente com os catecúmenos que se preparam para receberem os sacramentos da iniciação cristã e toda a comunidade.

PARÓQUIA DE SÃO MANOEL SEDIA ENCONTRO DIOCESANO DE LITURGIA SOBRE RICA






Neste sábado e domingo (22 e 23/10), a Paróquia de São Manoel recebeu agentes de pastoral de toda Diocese de Mossoró para um final de semana formativo. O encontro teve como tema o Rito de Iniciação Cristã de Adultos - RICA, uma das prioridades pastorais diocesanas.

Após acolhida e oração no Ofício Divino, no sábado, a Irmã Juliana, articuladora da catequese na Diocese, iniciou a formação falando sobre a história do Catecumenato. Mirací Borges, coordenadora da catequese em São Manoel, deu continuidade, com a temática: Etapas do RICA. Pe. Janédson, articulador diocesano da Liturgia e administrador da paróquia acolhedora, enfatizou a "Catequese+Liturgia" e a necessidade de caminharem juntas para o êxito do Catecumenato.

A Paróquia de São Manoel iniciou sua caminhada catecumenal em 2007 de forma acanhada em algumas comunidades. Hoje,a proposta se expandiu. As experiências foram partilhadas com todos os presentes.

Na segunda parte da tarde, os agentes foram divididos em oito grupos, cada um com a responsabilidade de realizar um laboratório litúrgico sobre determinado rito do catecumenato.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

REGIONAL NORDESTE II DEBATE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS NA ÁREA DA LITURGIA



Representantes do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), juntamente com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB, padre Hernaldo Pinto Farias, estão reunido hoje, 21, no Recife (PE), debatendo a realidade do Regional para implantação futura dos projetos na área de Liturgia, que tem como base às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Além do assessor da CNBB, estão presentes representantes das (arqui)dioceses de Olinda e Recife (PE), Palmares (PE), Afogados da Ingazeira (PE), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Mossoró (RN), além do bispo de Afogados da Ingazeira, dom Egídio Bisol.

Após o momento de apresentação dos projetos nacionais, feito pelo assessor da Comissão para a Liturgia, padre Hernaldo, o bispo de Afogados da Ingazeira, dom Egídio procurou, a partir dos presentes, compor a equipe do Regional para o próximo quadriênio.

“Foi muito importante estar com o bispo referencial e os representantes das dioceses dos Regionais. O conhecimento da realidade local possibilita uma melhor inserção nossa, para uma assessoria mais direcionada às necessidades do próprio Regional”, destacou padre Hernaldo, que completou dizendo: “A partilha dos projetos nacionais da Comissão foi uma oportunidade de, não só dar a conhecer o que se pretende fazer, mas também, acolher sugestões dos presentes. Além disso, esses projetos iluminaram a escolha das prioridades do Regional no campo litúrgico”, destacou.

FONTE: SITE DA CNBB

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

EQUIPE DIOCESANA DE LITURGIA FINALIZA DETALHES DE ENCONTRO



A equipe diocesana da Pastoral Litúrgica prepara os últimos detalhes para a realização do Encontro Diocesano de Liturgia, que acontecerá no próximo sábado e domingo, 22 e 23 de outubro.

O encontro tem como tema o Rito de Iniciação Cristã de Adultos (RICA). A Paróquia de São Manoel recebe o evento, que acontecerá em suas dependências, no Teatro padre Alfredo Simonetti.

A assessoria ficará por conta de irmã Juliana (articuladora da catequese na Diocese), Míraci (articuladora do Catecumenato na Paróquia de São Manoel) e Pe. Janédson, pela experiência no Catecumento desenvolvida em sua paróquia.

Confira a programação:

Sábado (22/10)
07h30 - Acolhida/Café dos participantes
09h00 - Oração
09h40 - O Catecumenato - História e Estrutura
12h - Almoço
14h30 - Oração
14h40 - Catequese
15h30 - Lanche
15h45 - Laboratórios Litúrgicos
18h - Jantar
19h30 - Celebração Eucarística

Domingo (23/10)
08h - Oração
08h40 - Apresentação dos Laboratórios
10h - Lanche
10h20 - Retorno dos trabalhos
11h30 - Avaliação/Agradecimentos
11h50 - Oração Final
12h - Almoço/Despedida

FESTA DO PAPÔCO





domingo, 16 de outubro de 2011

FESTA DE Nsa Sra DOS MILAGRES É INICIADA NO PAPÔCO




Foi aberta hoje a Festa de Nossa Senhora dos Milagres, na comunidade do Papôco. A programação segue até o próximo domingo, 23.

Depois de muito tempo e luta, os fieis puderam se reunir para celebrar hoje dentro da Capela.

Toda a renda dos festejos será revertida para o término da construção da Capela.

sábado, 15 de outubro de 2011

COMUNIDADE NOVA VIDA REALIZA FESTA COM CRIANÇAS








As crianças da comunidade do Nova Vida tiveram um dia especial na última quarta-feira, 12, Dia das Crianças. A catequese, o Grupo de Escoteiros No Ar Marcos Pontes e os agentes de pastoral do local realizaram um tarde de oração e diversão.

A atividade contou com a participação das crianças da catequese, grupo de escoteiros e demais público infantil do bairro, além dos pais e familiares. A programação foi iniciada com oração do Ofício Divino das Comunidades em memória de Nossa Senhora Aparecida, a santa do dia.

Após a celebração, as crianças da catequese e grupo de escoteiros fizeram um série de apresentações culturais: danças, coral, teatro e música. A atividade foi encerrada com confraternização e distribuição de lancheiras, doces, bolos e refrigerantes para os presentes.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PARÓQUIA DE SÃO MANOEL INSCREVE AGENTES PARA ASSEMBLEIA PAROQUIAL





A Paróquia de São Manoel promove, nos dias 26 e 27 de novembro, a V Assembleia Paroquial de Pastoral. O evento visa reunir as lideranças das comunidades, pastorais e movimento para avaliar as atividades realizadas durante este ano e planejar o calendário para 2012.

De acordo com Pe. Janédson Oliveira, administrador paroquial, cada comunidade deve cadastrar 15 pessoas. As fichas de inscrição já estão com os animadores das capelas. "Até o dia 12 de novembro as fichas devem ser entregues na secretaria da paróquia. O controle no número de participantes vai ajudar na confecção do material necessário para o encontro e também na organização da alimentação", explica Pe. Janédson.

Ele ainda esclarece que junto com o cadastro dos inscritos, deve ser entregue até a data estabelecida o calendário 2012 de cada comunidade. "Os agentes de pastoral de cada capela devem se reunir e definir as datas de seus eventos para o próximo ano. O calendário comunitário servirá para a elaboração do Projeto Paroquial e será arquivado para eventuais consultas".

O encontro será iniciado no sábado (26/11) às 19h30 com celebração eucarística na Matriz de São Manoel e acolhida dos participantes. No domingo, a Assembleia será iniciada pela manhã, às 7h30, no Teatro Pe. Alfredo Simonetti, sendo encerrada com almoço. A reunião terá também momento de formação com assessoria do Pe. Ricardo Rubens, vigário paroquial.

"É um momento importante de louvor, estudo, avaliação e planejamento para toda a paróquia. Uma equipe foi formada e já trabalha na organização da Assembleia. Esperamos a participação ativa e frutuosa dos nossos agentes de pastoral", conclui Pe. Janédson.

FESTA DE NOSSA SENHORA DOS MILAGRES - PAPÔCO



DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ
PARÓQUIA DE SÃO MANOEL
COMUNIDADE DO PAPÔCO

"Todos hão de proclamar: Bem-Aventurada Mãe dos Milagres! Rainha da paz, Porta do céu, Virgem louvável, virgem fiel! Venerada padroeira, mãe do amor, pra sempre cantaremos o teu louvor."

ABERTURA
16 de Outubro – Domingo
19:00h – Retorno da imagem em peregrinação
19:30h – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
XXIX Domingo do Tempo Comum
“Daí, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mt 22, 15-21)

SEXTENÁRIO

17 de Outubro - Segunda
19:30h – PRIMEIRA NOITE
“O Senhor me revestiu e adornou como uma jovem esposa” (Is 61, 9-11)

NOITEIROS: Pastoral do Dízimo
Presidente: Ana Lúcia
Pregador: Socorro Oliveira

18 de Outubro – Terça
19:30h – SEGUNDA NOITE
“Eis que a virgem conceberá e dará a luz a um filho” (Mt 1, 18-23)

NOITEIROS: Pastoral da Pessoa Idosa
Presidente: Lúcia Maria
Pregador: Pedro Crisóstomo


19 de Outubro – Quarta
19:30h – TERCEIRA NOITE
“Eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1, 30–38)

NOITEIROS: Catequese
Presidente: Luciléia
Pregador: Rafael

20 de Outubro - Quinta
19:30h – QUARTA NOITE
“Uma espada de dor transpassará tua alma” (Lc 2, 27–35)

NOITEIROS: Legião de Maria e Apostolado da Mãe Rainha
Presidente: Maria Cecília
Pregador: Isacleide Maria

21 de Outubro – Sexta
19:30h – QUINTA NOITE
“Bem-aventurado o ventre que te trouxe” (Lc 11, 27–28)

NOITEIROS: Pastoral da Juventude
Presidente: Linara
Pregador: Cierneide


22 de Outubro - Sábado
06:00h – Ofício de Nossa Senhora

19:30h – SEXTA NOITE - LUCERNÁRIO
“Mulher, eis aí o teu filho” (Jo 19, 25–27)

NOITEIROS: Pastoral Litúrgica
Presidente: Sábatta Raquel
Pregador: Andréia

DIA DA FESTA
23 de Outubro - Domingo
MEMÓRIA DA SANTA VIRGEM MARIA
“Fazei tudo que ele vos disser!”
18:00h – Procissão
– Solene Celebração Eucarística


CONVIVÊNCIA FRATERNA
De 17 a 22 – Barracas
Dia 22 – Tradicional Leilão
Dia 23 – Jantar Festivo

Música ao Vivo, Bingos e muito mais....

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

"DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS..."



Alguns levaram criancinhas para que Jesus tocasse nelas. Vendo isso, os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, chamou os discípulos e disse: "Deixem as crianças vir a mim. Não lhes proíbam, porque o Reino de Deus pertence a elas. Eu garanto a vocês: quem não receber como criança o Reino de Deus, nunca entrará nele".

Lucas 18, 15-17

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!



Ficar de novo pequenina

Olhando as crianças brincando
Comecei a pensar
Talvez quando eu era criança
Adulta eu queria ficar...

E mil lembranças
Voltam em minha mente
De quando eu era pequenina
Uma criança somente...

Muitas recordações...
Dias felizes....as emoções
E até das tristezas
Que um dia tive...

Será mesmo que aproveitei?
Será que eu valorizei?
A grandeza... a alegria...
Aquela vivência em plena "folia"?

Será que o adulto eu analisei?
Será que eu acreditei?
Que tudo seria melhor quando eu crescesse?
E adulta eu fiquei!

E hoje quero confessar
Que a infância me fascina...
E que eu daria tudo...
Pra ficar de novo pequenina!

Celia Piovesan

12 DE OUTUBRO: DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL



Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos,
Advogada dos pecadores,
refúgio e consolação dos aflitos e atribulados,
Virgem Santíssima,
cheia de poder e de bondade,
lançai sobre nós um olhar favorável,
para que sejamos socorridos por vós,
em todas as necessidades em que nos acharmos.

Lembrai-vos, ó clementíssima Mãe Aparecida,
que nunca se ouviu dizer
que algum daqueles que têm a vós recorrido,
invocado vosso santíssimo nome
e implorado a vossa singular protecção,
fosse por vós abandonado.

Animados com esta confiança,
a vós recorremos.

Tomamo-vos para sempre por nossa Mãe,
nossa protectora, consolação e guia,
esperança e luz na hora da morte.

Livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos
e ao vosso Santíssimo Filho, Jesus.

Preservai-nos de todos os perigos
da alma e do corpo;
dirigi-nos em todos os assuntos espirituais e temporais.

Livrai-nos da tentação do demónio,
para que, trilhando o caminho da virtude,
possamos um dia ver-vos e amar-vos
na eterna glória, por todos os séculos dos séculos.

Amém.

domingo, 9 de outubro de 2011

PARÓQUIA DE SÃO MANOEL RECEBE ENCONTRO DIOCESANO DE LITURGIA



Nossa Paróquia recebe, nos dias 22 e 23 de outubro, agentes de pastoral de toda a Diocese que participarão do Encontro Diocesano de Liturgia. O evento acontecerá no Teatro Pe. Alfredo Simonetti e terá como tema "RICA: Rito de Iniciação Cristã de Adultos".

Cada Paróquia deverá enviar até cinco pessoas, de preferência da Pastoral Litúrgica e da Catequese. Os participantes de outras cidades serão hospedados nas casas das famílias do Alto de São Manoel.

Para tirar qualquer dúvida basta entrar em contato com a equipe diocesana de Liturgia através do contato: 33147255.

LIDERANÇAS PAROQUIAIS DE REÚNEM EM CONSELHO



Foi realizado, na manhã deste domingo, o Conselho Paroquial de Pastoral. É uma reunião mensal que reúne lideranças das comunidade, pastorais e movimentos para avaliação e planejamento de atividades.

Antes das deliberações, sempre acontece uma formação para os agentes de pastoral. Nesse mês, a temática foi Leitura Orante da Bíblia. A religiosa Andréa conduziu o momento formativo, cheio de espiritualidade.

Após o lanche, foi dado início a pauta, com os seguintes pontos:

- Encontro Diocesano de Liturgia - Foram acertados os últimos detalhes do evento, que será realizado no Teatro Pe. Alfredo Simonetti, nos dias 22 e 23 de outubro. Nossa Paróquia abrigará as pessoas de outras cidades que participarão da formação.

- V Assembleia Paroquial de Pastoral - Será um grande encontro das lideranças da paróquia, nos dias 26 e 27 de novembro. O objetivo é avaliar as atividades pastorais realizadas neste ano e planejar o calendário de 2012. Cada comunidade deverá inscrever 15 pessoas. As fichas de inscrições já estão com os animadores e devem ser entregues até o dia 12/11, juntamente com a taxa para as despesas e o calendário comunitário.
Como a Assembleia é um grande evento na paróquia, foram criadas algumas equipes e indicados coordenadores para elas. Os que estão a frente, se encaregarão de convocar mais agentes para integrar a equipe e ajudar na realização deste encontro tão importante. Quem desejar compor alguma equipe deve procurar o coordenador e se colocar a disposição.
Equipes
*Acolhida - Grupo de Jovens
*Liturgia - Raquel e Marília
*Assessoria - Pe. Ricardo Rubens
*Animação - Comunidade Pedro
*Secretaria - Gretchen e Ana
*Alimentação - Iranice e Ivanilda
*Infra estrutura - Bidico e Edinaldo
*Limpeza - Casais e Círculos

- Ainda foram discutidos alguns pontos relacionados ao Tempo do Advento, como coroa e folha de cantos. Além disso, as comunidades que realizaram suas festas de padroeiros dividiram suas experiências e alegrias do período.

Após os avisos, tivemos o almoço de confraternização encerrando o Conselho.

CATEQUISTA: DISCÍPULO E MISSIONÁRIO DE JESUS CRISTO


“Segui-me e eu vos farei pescadores de homens”. (Mt 4,19) Este trecho do evangelho mateano nos apresenta duas dimensões inseparáveis da vocação cristã: ser discípulo e missionário. O cristão é chamado a seguir o mestre Jesus, colocando-se a seus pés para aprender com ele. E depois sair em missão, pescar homens para o reino.

A catequese tem como ponto de partida a espiritualidade do seguimento. O catequista precisa deixar-se guiar pelo espírito que animou Jesus em sua vida e missão. Isso significa colocar-se no caminho do discipulado-missionário de Jesus.

A convocação ao discipulado pede uma entrega incondicional, na qual não há possibilidade de meio termos. A resposta dos discípulos é imediata, porque o reino é urgente: “Imediatamente, Jesus os chamou. E eles, deixando o pai, Zebedeu, no barco com os empregados, puseram-se a seguir Jesus” (Mc 1,20). Abandonar o pai significa deixar tudo, romper com a vida anterior e suas seguranças para acolher a novidade do chamado que se faz urgente e necessário. É ter os olhos fixos em Jesus. Seguir significa disponibilidade, capacidade de mudança e, o mais importante, pôr-se a caminho com Jesus.

O catequista não pode esquecer que nossa sociedade atual tem necessidade de testemunhas apaixonadas por Jesus Cristo e seus ensinamentos, pois quem faz experiência de seguir com autenticidade transmite com a vida suas experiências de Deus. É preciso acreditar no que anunciamos. E como diz o Documento de Aparecida: “Como discípulos e missionários de Jesus, queremos e devemos proclamar o Evangelho, que é o próprio Cristo. Somos portadores de boas novas para a humanidade, não profetas de desventuras.” (DA 30)

Neste mês em que a Igreja volta sua atenção para todos os missionários, desejo que o seu ministério catequético seja cada vez mais fecundo.

Ir. Juliana, nj
Assessora da Catequese
Diocese de Santa Luzia de Mossoró

FONTE: BLOG DA DIOCESE DE MOSSORÓ

ROMARIA DA JUVENTUDE CELEBRA 15 ANOS




O setor de Juventude da Diocese de Mossoró realiza, desde 1996, a Romaria da Juventude, evento que marca uma forte mobilização da classe juvenil católica em nossa região. Esse ano, a Romaria completa 15 anos e deve reunir cerca 4 mil jovens no Santuário do Lima, em Patu. Além de celebrar o aniversário da Romaria, o evento comemora também a participação de mais 40 jovens da Diocese na da Jornada Mundial da Juventude, em Madri, e a escolha do Brasil como sede da JMJ, em 2013. Mas, a Romaria quer também refletir e denunciar a violência e situação de morte vivida por uma parte da juventude potiguar e anunciar sinais de vida, em prol da transformação da realidade juvenil no Rio Grande do Norte e no mundo.

Para tornar todo este momento num grande fator de mobilização social, o Setor de Juventude convoca todos os jovens homens e mulheres a se fazer presente no dia 30 de outubro na 15ª Romaria da Juventude no Santuário do Lima, em Patu. Fica , então, o convite: Mochila nas costas e toda vontade no coração de contribuir para um mundo sem violência e de muito respeito ao próximo. Bote fé, Juventude Potiguar!

FONTE: BLOG DA DIOCESE DE MOSSORÓ

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DA ROMARIA DAS FAMÍLIAS




terça-feira, 4 de outubro de 2011

FRANCISCO DE ASSIS NAS PALAVRAS DO CARDEAL HUMMES



Celebra-se nesta terça-feira, 4 de outubro, a festa do grande São Francisco de Assis. Jovem pertencente à classe alta, envolvido pelos prazeres da vida, foi tocado pela misericórdia de Deus e deixou-se levar por ela. Colaborou para sua conversão ao serviço da vida o sonho que teve em uma situação de conflito armado onde combatia a favor do Papa e era convidado a seguir de preferência o Patrão do que o servo. Voltando a Assis, dedicou-se ao serviço dos doentes e pobres.

Um dia indo rezar na igrejinha de São Damião, em ruínas, ouviu: “Francisco, repara minha Igreja, que como vês está desabando”. Francisco, tomado de grande fervor, despojou-se de tudo: riquezas, ambições, orgulho e até da roupa que usava. Não apenas abraçou, mas também repropôs ao mundo o ideal evangélico de humildade, pobreza e castidade.

Vestido pobremente, juntamente com seus amigos se apresentou ao Papa Inocêncio III, que profundamente impressionado com o grupo, aprovou a Regra Franciscana. “A regra e a vida dos Frades Menores é observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem propriedade e em castidade”. O maior desejo de São Francisco era que seus seguidores vivessem o Evangelho. Aqueles que quiserem um dia seguir os passos de São Francisco devem observar o propósito: "o homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus".

Francisco viveu intensamente as palavras do Senhor que dizem: "Vem e Segue-me". Atendeu a este apelo radicalmente doando-se aos irmãos e principalmente, lutando junto à cruz de Cristo para atingir a perfeição evangélica. Seu exemplo, admirado e seguido por milhares de pessoas através dos séculos, é o que nos cativa até hoje, e nos convida a viver essa doação ao próximo e ao irmão. Que a palavra do Senhor viva em nosso meio nos seja também fonte de inspiração, vida e esperança para a nossa vida e para os irmãos, como foi em Francisco o grande "Arauto da Paz". O Cardeal Claudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo e Prefeito emérito da Congregação para o Clero, é um franciscano. Ele participou, semana passada, do encontro "A relação entre a Ordem franciscana e a Igreja", na cidade de Assis. Ele lembrou uma frase da primeira regra não bulada (não definitiva) de São Francisco: "os frades sejam católicos. Eis a declaração de Dom Claudio:

“A frase, lapidar, era exatamente o que era São Francisco. O franciscano deve ser muito em comunhão com o Papa, com a Igreja romana, com a Igreja católica: os frades sejam católicos. Não precisou dizer mais do que isto. No fundo, o que Francisco queria era viver o Evangelho literalmente, sem nenhuma modificação. Ele queria era viver o Evangelho. Por isso também ele foi o santo que reformou a Igreja com amor; ele nunca criticou a Igreja ou quem quer que seja da Igreja; só pediu a Igreja a benção para viver plenamente e ao pé da letra, o Evangelho de Jesus Cristo, a vida de Jesus com seus apóstolos. No encontro de Assis falou-se também da missão, da Nova Evangelização, que hoje é uma das grandes expectativas da Igreja. O Papa espera dos franciscanos que nós também nos empenhemos na missão e na Nova Evangelização. Foi uma das coisas que eu também coloquei na palestra sobre as “Expectativas da Igreja em relação aos franciscanos”.

Paróquia de São Manoel - Em nossa Paróquia, a comunidade dos Pintos tem como padroeiro São Francisco de Assis.

FONTE: CNBB