terça-feira, 11 de março de 2014

CATECÚMENOS PARTICIPAM DO RITO DE ELEIÇÃO


No último domingo, os catecúmenos de toda a Paróquia participaram do Rito de Eleição, realizado no primeiro domingo da Quaresma. Durante este tempo forte, os catecúmenos intensificam a preparação para receber os sacramentos da Iniciação Cristã, por meio dos ritos de purificação e iluminação.

Após a homilia, os catecúmenos foram apresentados pelo catequista, que os chamou pelo nome. O padre interrogou os padrinhos e comunidade sobre a vivência cristã dos afilhados e, com o testemunho favorável, os próprios catecúmenos foram interrogados acerca da sua vontade de iniciar-se na fé católica. O Rito da Eleição foi realizado nas missas de diversas comunidades.

Na próxima Vigília Pascal, os catecúmenos receberão os sacramentos do Batismo e da Eucaristia e em Pentecostes, o da Confirmação. Miraci Borges, coordenadora paroquial da Catequese, explica que a Paróquia tem procurado não só preparar para os sacramentos, mas levar a pessoa a ter um encontro pessoal com Cristo.

“Para que aconteça esse encontro e apaixonar-se por Cristo a ponto de não mais largá-lo, é necessário que a catequese dê passos à luz do Espírito Santo, condutor da Igreja, que vem pedindo restaurações e inovação. Isso já acontece na nossa Paróquia, uma catequese mistagógica, litúrgica, sendo uma das primeiras a aderir ao processo catecumenal”, disse Miraci.

Os ritos de iluminação e purificação continuam durante a Quaresma, tempo de extrema importância para os catecúmenos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário