quinta-feira, 13 de março de 2014

PAPA FRANCISCO COMPLETA UM ANO DE PONTIFICADO



"Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais foram buscá-lo quase ao fim do mundo." Com essa frase, humilde e divertida, o argentino Jorge Mario Bergoglio iniciou seu pontificado há um ano, depois de ser eleito no segundo dia de votação no Vaticano para ocupar a vaga de Bento XVI.

O novo pontífice tem se destacado por sua humildade, carisma, linguagem direta e simples e grande proximidade com os fieis. Desde sua primeira aparição pública, quando surpreendeu por estar sem estola vermelha, apenas com batina branca e crucifixo de ferro, o papa tem admirado o mundo com sua simplicidade: recusou o carro de luxo oficial, privilégios de chefe e circulou em veículo comum. 

É o primeiro “Francisco” no comando da Igreja, numa referência direta a São Francisco de Assis, dando pistas de como seria seu pontificado. Desencadeou uma reforma na estrutura administrativa e econômica do Vaticano, com o intuito de favorecer a transparência financeira. Impulsionou um grande debate sobre a família, promulgou uma encíclica sobre a fé e publicou uma exortação apostólica sobre o “anúncio do Evangelho no mundo atual”.

Usuário assíduo do Twitter, o santo padre não foge de assuntos polêmicos e já falou sobre capitalismo, crise mundial e homossexualidade.

Em um ano, frases do Papa Francisco se tornaram célebres e circulam pelas redes sociais. Seus gestos espontâneos com relação a crianças, enfermos e deficientes demonstram sua proximidade com as pessoas.  O padre deve saber "levar o carinho de Deus", diz Francisco.

A Paróquia de São Manoel rende graças a Deus pelo primeiro ano de pontificado do papa Francisco e roga bênçãos para o santo padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário