terça-feira, 25 de março de 2014

PRIMEIRO ESCRUTÍNIO DOS CATECÚMENOS É REALIZADO NA MATRIZ E CAPELAS



Nos últimos sábado e domingo, 22 e 23 de março, os catecúmenos da Paróquia de São Manoel participaram do Primeiro Escrutínio, realizado no 3º domingo da Quaresma. O rito aconteceu na matriz e nas capelas das comunidades e aborda a água viva, tema da conversa entre Jesus e a Samaritana, evangelho do dia.

Os escrutínios objetivam proporcionar aos eleitos o conhecimento de si mesmos através do exame de consciência e da penitência; instruir e formá-los para que tenham consciência do pecado, querendo libertar-se de suas consequências e da influência diabólica, purificando o espírito e o coração.

As orações estimulam as vontades para que se unam mais estreitamente a Cristo, se fortaleçam contra as tentações e adquiram um sentido profundo de Igreja.

Após a homilia, os catecúmenos e seus padrinhos aproximaram-se do altar e do celebrante e se ajoelharam para oração, enquanto os padrinhos colocaram a mão direita sobre o ombro dos afilhados. O catequista fez preces pelos eleitos e o celebrante recitou a oração do exorcismo, seguida pela imposição das mãos sobre cada um dos catecúmenos e oração conclusiva.














Nenhum comentário:

Postar um comentário